Test Drive

Testamos o Chery Arrizo 5

Quando se avalia um carro, as pessoas costumam se interessar pelo desenho e preço. Porém, em se tratando de um veículo chinês, o interesse ganha um viés diferente. Primeiro, por conta da curiosidade pelo desconhecido. Segundo, porque modelos asiáticos estão cada vez mais comuns no mercado automotivo, o que tem instigado os compradores que ainda têm preconceito gerado pela suposta má fama desses produtos.

Uma das marcas de origem chinesa mais conhecidas é a Chery, que, recentemente, teve suas operações brasileiras compradas pelo grupo Caoa e que integrou no mercado brasileiro a venda do sedã Arrizo 5, um seda médio-compacto que quer entrar no segmento que atualmente tem como principais estrelas o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus. Em Sergipe, a Guima Motors é a autorizada Chery.

Sem dúvidas, o desenho do Chery Arrizo 5 é um atributo bastante positivo. São linhas esculpidas que trazem um semblante moderno, com detalhes em cromado que entregam bastante distinção. Como costuma acontecer com carros de fabricantes chinesas, o design vai evoluindo tão rápido que é difícil estabelecer uma identidade fixa, por isso custa um pouco para se identificar de qual marca se trata num primeiro olhar.

Por dentro

Por dentro o assunto se polariza. Por um lado, há plásticos duros ao toque e acabamentos com materiais de qualidade sem requinte. Por outro, há tapeçaria em couro sintético e algumas amenidades, como teto solar elétrico, por exemplo. A tudo isso se soma uma tela multimídia de 7 polegadas que permite conexão com smartphone e navegação por GPS. O volante é multifuncional, forrado em couro, e o painel de instrumentos apresenta mostradores clássicos de agulhas e exibe informações do computador de bordo. O sedã conta com câmara de ré, sensores de estacionamento e controle de velocidade em cruzeiro. O porta-malas é grande, com 430 litros de capacidade e as medidas do modelo compreendem 4,57 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,48 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.

O Chery Arrizo 5 vendido por aqui é impulsionado por um motor 1.5 litro de 115 cv e 14,38 kgfm de torque máximo. Dependendo da versão, há possibilidade de configuração com câmbio manual de cinco marchas ou CVT, que simula sete velocidades. Na China, o sedã tem também a opção do propulsor 1.5 turbo, já usado nos Tiggo 2 e 7, que entrega 146 cv e 21,5 kgfm. Equipamentos como controle de estabilidade, controle de tração, Isofix e freios a disco nas quatro rodas só estão disponíveis na versão de topo, Luxury. 

Dirigindo

O posto de condução do Arrizo 5 possibilita abaixar bastante a poltrona, o que permite encontrar uma posição cômoda para dirigir e oferece boa visibilidade, mas o volante não tem ajuste de profundidade. Nas ruas, a suspensão mesmo emitindo alguns ruídos, funciona bem.

No trânsito urbano, o motor mostra um trabalho condizente e a caixa CVT faz bem o dever de casa. Dirigindo num tráfego fluído, o consumo fica na casa dos 10 km/l. Já em estrada, o modelo se mostra firme com uma boa sensação atrás do volante, mas falta torque para realização de ultrapassagens. A 120 km/h, a caixa mantém a rotação do motor em 2.500 rpm e proporciona um consumo de 13,7 km/l. Com informações do site Motor Dream.

Pontos positivos
  • Preço
  • Design 
  • Custo-benefício 
Ponto Negativo
  • Ruído na suspensão 
Ficha Técnica 

A ficha técnica Chery Arrizo aponta para o que podemos esperar do veículo chinês:

  • Alimentos: injeção eletrônica
  • Catalítico: sim
  • Cilindros: 4 on-line
  • Deslocamento: 1598 cc
  • Poder: 125/6150 hp / rpm
  • Sistema Start / Stop: não
  • Torque: 160/3900 N · m / rpm
  • Válvulas: 16
  • Transmissão e Chassi
  • Abertura de malha e tampão de combustível: tronco interno e remoto apenas.
  • ABS
  • Airbags para motorista e companheiro.
  • Alarme e imobilizador do motor: sim
  • Alto: 1483 mm
  • Altura do piso: 127 mm
  • Anchorage para assentos infantis
  • Ar-condicionado manual
  • Assentos dianteiros: com ajuste manual.
  • Assentos traseiros: dobrando 60/40.
  • Direção hidráulica
  • Distância entre eles: 2700 mm
  • Distribuição de frenagem eletrônica
  • Espelho interior: antirreflexo automático
  • Espelhos exteriores: elétrico
  • Estofados: couro sintético
  • Faróis dianteiros: com desligamento automático, com regulação interna.
  • Fechamento de portas: centralizado com comando remoto.
  • Freios (dian – tras.): discos ventilados – discos sólidos
  • Largura sem espelhos: 1825 mm
  • Luzes de alarme acesas
  • Luzes de neblina
  • Motor – tração: front-front
  • Óculos (de – tras.): elétrico
  • Oradores: 4
  • Tanque de combustível: 50 l
  • Terceira luz de parada
  • Transmissão: Manual de 5 velocidades
  • Tronco 455 dm3
  • Volante com ajuste de altura e multifunções.
Opinião 

“O carro é muito bonito, completo, excelente motor turbo e o câmbio CVT responde bem. Vale muito a pena escolher o Arrizo 5, apesar de ainda ter dúvidas sobre uma marca chinesa”. Lucas Matheus, estudante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *