Testamos o Chery Arrizo 5
Quando se avalia um carro, as pessoas costumam se interessar pelo desenho e preço. Porém, em se tratando de um veículo chinês, o interesse ganha um viés diferente. Primeiro, por conta da curiosidade pelo desconhecido. Segundo, porque modelos asiáticos estão cada vez mais comuns no mercado automotivo, o que tem instigado os compradores que ainda têm preconceito gerado pela suposta má fama desses produtos.
Uma das marcas de origem chinesa mais conhecidas é a Chery, que, recentemente, teve suas operações brasileiras compradas pelo grupo Caoa e que integrou no mercado brasileiro a venda do sedã Arrizo 5, um seda médio-compacto que quer entrar no segmento que atualmente tem como principais estrelas o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus. Em Sergipe, a Guima Motors é a autorizada Chery.
Sem dúvidas, o desenho do Chery Arrizo 5 é um atributo bastante positivo. São linhas esculpidas que trazem um semblante moderno, com detalhes em cromado que entregam bastante distinção. Como costuma acontecer com carros de fabricantes chinesas, o design vai evoluindo tão rápido que é difícil estabelecer uma identidade fixa, por isso custa um pouco para se identificar de qual marca se trata num primeiro olhar.
Por dentro
Por dentro o assunto se polariza. Por um lado, há plásticos duros ao toque e acabamentos com materiais de qualidade sem requinte. Por outro, há tapeçaria em couro sintético e algumas amenidades, como teto solar elétrico, por exemplo. A tudo isso se soma uma tela multimídia de 7 polegadas que permite conexão com smartphone e navegação por GPS. O volante é multifuncional, forrado em couro, e o painel de instrumentos apresenta mostradores clássicos de agulhas e exibe informações do computador de bordo. O sedã conta com câmara de ré, sensores de estacionamento e controle de velocidade em cruzeiro. O porta-malas é grande, com 430 litros de capacidade e as medidas do modelo compreendem 4,57 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,48 m de altura e 2,67 m de entre-eixos.
O Chery Arrizo 5 vendido por aqui é impulsionado por um motor 1.5 litro de 115 cv e 14,38 kgfm de torque máximo. Dependendo da versão, há possibilidade de configuração com câmbio manual de cinco marchas ou CVT, que simula sete velocidades. Na China, o sedã tem também a opção do propulsor 1.5 turbo, já usado nos Tiggo 2 e 7, que entrega 146 cv e 21,5 kgfm. Equipamentos como controle de estabilidade, controle de tração, Isofix e freios a disco nas quatro rodas só estão disponíveis na versão de topo, Luxury.
Dirigindo
O posto de condução do Arrizo 5 possibilita abaixar bastante a poltrona, o que permite encontrar uma posição cômoda para dirigir e oferece boa visibilidade, mas o volante não tem ajuste de profundidade. Nas ruas, a suspensão mesmo emitindo alguns ruídos, funciona bem.
No trânsito urbano, o motor mostra um trabalho condizente e a caixa CVT faz bem o dever de casa. Dirigindo num tráfego fluído, o consumo fica na casa dos 10 km/l. Já em estrada, o modelo se mostra firme com uma boa sensação atrás do volante, mas falta torque para realização de ultrapassagens. A 120 km/h, a caixa mantém a rotação do motor em 2.500 rpm e proporciona um consumo de 13,7 km/l. Com informações do site Motor Dream.
Pontos positivos
- Preço
- Design
- Custo-benefício
Ponto Negativo
- Ruído na suspensão
Ficha Técnica
A ficha técnica Chery Arrizo aponta para o que podemos esperar do veículo chinês:
- Alimentos: injeção eletrônica
- Catalítico: sim
- Cilindros: 4 on-line
- Deslocamento: 1598 cc
- Poder: 125/6150 hp / rpm
- Sistema Start / Stop: não
- Torque: 160/3900 N · m / rpm
- Válvulas: 16
- Transmissão e Chassi
- Abertura de malha e tampão de combustível: tronco interno e remoto apenas.
- ABS
- Airbags para motorista e companheiro.
- Alarme e imobilizador do motor: sim
- Alto: 1483 mm
- Altura do piso: 127 mm
- Anchorage para assentos infantis
- Ar-condicionado manual
- Assentos dianteiros: com ajuste manual.
- Assentos traseiros: dobrando 60/40.
- Direção hidráulica
- Distância entre eles: 2700 mm
- Distribuição de frenagem eletrônica
- Espelho interior: antirreflexo automático
- Espelhos exteriores: elétrico
- Estofados: couro sintético
- Faróis dianteiros: com desligamento automático, com regulação interna.
- Fechamento de portas: centralizado com comando remoto.
- Freios (dian – tras.): discos ventilados – discos sólidos
- Largura sem espelhos: 1825 mm
- Luzes de alarme acesas
- Luzes de neblina
- Motor – tração: front-front
- Óculos (de – tras.): elétrico
- Oradores: 4
- Tanque de combustível: 50 l
- Terceira luz de parada
- Transmissão: Manual de 5 velocidades
- Tronco 455 dm3
- Volante com ajuste de altura e multifunções.
Opinião
“O carro é muito bonito, completo, excelente motor turbo e o câmbio CVT responde bem. Vale muito a pena escolher o Arrizo 5, apesar de ainda ter dúvidas sobre uma marca chinesa”. Lucas Matheus, estudante.