Testamos o Mercedes-Benz Classe A250
Disponível na Mardisa Veículos, bandeira Mercedes em Sergipe, o novo classe A250 é o segundo modelo a estrear a nova identidade visual da marca, além de substituir o luxuoso Classe S como vitrine tecnológica da marca alemã.
O novo Classe A é construído a partir de uma nova plataforma, que permitiu inserir novos recursos tecnológicos ao hatch, dependendo da configuração. O destaque do carro destinado ao nosso mercado é a central multimídia MBUX, que executa diversas funções por meio de comandos de voz. Basta dizer a palavra “Mercedes” para o sistema oferecer ajuda, que pode ser desde informar o consumo de combustível ou ajustar a temperatura do ar-condicionado até abrir ou fechar os vidros e o teto solar.
O gerente de vendas da Mardisa, Alex Bartilloti diz que a nova central também conta com uma tela sensível ao toque de 10 polegadas, interligada à tela de mesmo tamanho do painel de instrumentos. O sistema pode ser controlado por botões no volante ou pelo touchpad no console central.
“O carro traz de série sete airbags, controles de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência até 50 km/h (acima dessa velocidade o sistema apenas auxilia a ação do motorista), bancos revestidos de couro com ajustes elétricos e memória (dianteiros), controle de cruzeiro, teto solar panorâmico, faróis de LED com acendimento automático, ar-condicionado digital e compatibilidade com smartphones Apple e Android”, enfatiza o gerente de vendas.
O pacote ainda adiciona itens estéticos exclusivos, como as rodas de liga leve de 18 polegadas, frisos e espelhos na cor preta brilhante, para-choques Progressive Line com desenho inspirado na linha esportiva AMG e acabamento interno com apliques em fibra de carbono.
Já o conjunto mecânico do A250 Vision é formado pelo motor de quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina, que rende 224 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Combinado ao câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, o propulsor garante um desempenho mais que satisfatório ao hatch. Durante o percurso rodoviário do teste-drive foi possível realizar ultrapassagens com boa margem de segurança mesmo com quatro adultos a bordo e alguma bagagem no porta-malas de 370 litros. Além da boa entrega de força a baixas rotações, o motor trabalha em sintonia com a transmissão surpreendentemente ágil.
Capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e de atingir os 250 km/h de máxima, de acordo com os dados de fábrica, o Classe A exige certa atenção do motorista para não ultrapassar os limites legais de velocidade. Além do motor esperto, o eficiente isolamento acústico da cabine passa ao condutor a sensação de estar viajando mais devagar que os outros
“O A250, que custa R$ 195.890, concilia bem a pegada de hatch esportivo com o conforto característico dos carros da Mercedes-Benz. O hatch tem um rodar meio durinho por conta das rodas de 18 polegadas calçadas em pneus de perfil baixo e das suspensões mais firmes, porém, é mais macio e agradável que o modelo anterior para o uso diário”, conclui Alex.