Aracaju atinge meta da ONU de redução de mortes no trânsito
Segundo o jornal Folha de São Paulo, em 2018 Aracaju foi uma das seis cidades brasileiras que atingiram antecipadamente a meta estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo a redução de 50% no número de mortes no trânsito até 2020 no país.
Além da capital sergipana, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Rio Branco e Porto Alegre também atingiram o percentual pactuado. O resultado total aqui no Estado foi de uma redução de 53,77% no número de acidentes fatais, sendo a quarta cidade com maior redução. A comparação é feita com base no ano em que o pacto foi estabelecido, 2011, e com o último dado compilado, 2018. A variação diz respeito ao número de óbitos por 100 mil habitantes, sendo que em 2011 esse número foi de 14,67 e em 2018 evoluiu para o melhor resultado da década, 6,78. Os dados referentes a 2019 ainda estão sendo computados.
De acordo com a Prefeitura de Aracaju, para atingir essa meta foram realizados ao longo dos meses ações integradas baseadas em estatísticas, projetos educacionais para boas práticas no trânsito, além da intensificação na fiscalização.
O trabalho tem sido desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir da equipe que compõe o Projeto Vida no Trânsito (PVT), além dos membros da Educação Municipal (Semed); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju; do Conselho Municipal de Saúde (CMS); da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do Centro de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar de Sergipe; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Foto: André Moreira