Participação de carros 1.0 continua crescendo no mercado
A venda total de automóveis esse ano no Brasil teve uma alta de 7% em relação ao ano passando. Foram 2,41 milhões de unidades no acumulado de 2019 contra 2,25 milhões no período entre janeiro-novembro de 2018. Desse total, a venda de carros 1.0 cresceu mais do que o dobro da média do mercado e chegou a equivaler a 17,7%, das vendas. As vendas acumularam 795,6 mil unidades enquanto 675,7 mil fora vendidas em 2018.
O crescimento da participação dos modelos 1.0, que estava em 35,4% em janeiro e chegou a 42,4% em novembro foi o principal responsável pelo resultado de aumento de vendas no geral, o que evidencia um movimento crescente na procura por esse tipo de veículo. Considerando a média do ano passado e do atual, a participação saltou de 35,3% em para 38,9%, alta de 3,6 pontos porcentuais, conforme dados divulgados este mês pela Anfavea.
O que justifica essa volta do interesse pelo 1.0 é o avanço tecnológico desse tipo de motorização. A partir do Inovar Auto, programa vigente de 2013 a 2017, a exigência por redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes gerou fortes investimentos em melhorias nos veículos brasileiros, com destaque para o motor 1.0, que passou a ter versões turbo com ganho também de potência.
O auge das vendas de modelos 1.0 foi em 2001, quando chegaram a responder por mais de 70% do mercado. Hoje, o tipo de motor volta a ganhar destaque no mercado e deixa de ser encontrado apenas em modelos mais populares, passando a equipar modelos com opções de 1.000 cm³ tanto em hatches pequenos como sedãs e até SUVs.
Foto: Roberto Assunção