Andar na ‘banguela’, além de prejudicar o carro, pode render multa
Todo mundo tem, na família, aquele tio que se diz entendido de mecânica e fala que “andar na banguela (ou seja, o motor ligado, mas sem nenhuma marcha engrenada) economiza combustível, o certo quando você está chegando perto do sinal vermelho é colocar o carro na banguela e ir parando com o freio”. Pois bem, quem faz isso está não só prejudicando o próprio veículo como ainda corre o risco de levar uma multa de trânsito para casa.
A prática, que no passado era muito usada – erroneamente, diga-se – como forma de economizar combustível foi até tema de uma brincadeira feita pelo cantor sertanejo Leonardo, onde, em um vídeo numa de suas redes sociais ele aparece empurrando uma Ferrari 458 Italia, de cerca de R$ 1 milhão, e falando “marque aqui seu amigo que só anda na banguela”. Óbvio que o vídeo do cantor foi uma brincadeira, mas não deixa de chamar atenção para a prática errada.
A explicação para isso é que, na banguela, não há o chamado “freio-motor” em uma descida que é quando, engrenado, o carro vai perdendo velocidade quando não se pisa no acelerador (ou seja, o carro fica “solto”). Fora isso, o risco de o condutor perder o controle do automóvel aumenta, e, diferente do que se pensa, o carro passa a “beber” mais quando está desengrenado.
Isso acontece porque nos carros atuais o sistema de injeção “percebe” quando condutor não está pressionando o pedal do acelerador e corta o envio de combustível ao motor, desde que uma marcha esteja engrenada. Daí, se o carro está descendo a ladeira com a transmissão em ponto-morto, as rotações diminuem e a central eletrônica do motor interpreta que deve ser injetado mais combustível para o carro não morrer. Em outras palavras: bebe mais.
E completando as razões, há o fato de que no próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) há o Artigo 231, Inciso IX, que diz que “transitar com o veículo desligado ou desengrenado em declive” corresponde a infração média, com 4 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 130,16. E aí, será que depois disso tudo, ainda compensa jogar a banguela no seu carro?
Com informações do UOL Carros