Branco é a cor mais popular entre carros, aponta estudo
Uma cena bem comum de se ver nas ruas de Sergipe não acontece por acaso. A profusão de carros brancos que tem tomado conta das ruas, avenidas e rodovias do estado não tem acontecido por acaso. Em um levantamento feito pela química Basf, ficou provado que branco é cor preferida em tintas automotivas não só no Brasil, mas no mundo todo. “Apenas” quatro em cada dez carros no mundo foram pintados de branco em 2019.
O levantamento abrangeu América do Sul, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. A preferência do consumidor brasileiro segue a mesma linha do europeu e do estadunidense, ou seja, as cores preferidas são nuances entre preto e branco (cinza, prata, etc). Já na Ásia-Pacífico, o branco é preferência certa, com um em cada dois carros saindo nessa cor.
No entanto, preto, cinza e prata, que há pouco mais de uma década dominavam a paisagem sergipana, ainda são muito procurados. Juntas elas representam 39% das preferências. Já em relação a cores que adotam alguma tonalidade, azul e vermelho estão na frente. 9% dos carros vendidos no mundo têm o azul como cor, enquanto 7% têm o vermelho. Segundo Marcos Fernandes, diretor do Negócio de Tintas Automotivas da BASF para a América do Sul, “o branco reforça atualmente o aspecto de ‘cor ambiental’ relacionada com a limpeza e a pureza do ar e da água, bem como a conservação do meio-ambiente”. Já nas cromáticas, “o vermelho tem uma presença tradicional nas vendas. É uma cor vibrante, vinculada com a esportividade e a beleza, além de ser uma cor que mantém o seu valor na revenda”, completa.
Na América do Sul, 23% escolhem o carro prata, 14% o cinza e 11% o preto, que é menos popular por aqui: no mundo, o preto tem 16% da preferência. Já diferentemente do resto do mundo, o vermelho é a preferida dos sul-americanos entre as cores cromáticas, seguida pelo azul e pelo bege.
Já em termos de segmentos automotivos, os SUVS – que são os que mais vendem atualmente – não fogem da regra do branco, seguido pelas cores acromáticas: cinza, prata e preto. Por outro lado, os carros compactos tem maior presença de cores fortes, principalmente na Europa. incluindo tons de marrom e bege, mas na América do Sul só se destaca o vermelho (além, claro do branco & cia).