Em Aracaju, 4 radares estão sem funcionar
O Garagem SE entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) nesta terça-feira, 7, para obter informações a respeito de alguns radares da cidade que haviam deixado de funcionar desde outubro de 2019, após uma fiscalização do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) ter detectado falhas nos equipamentos e reprovado 4 dos 55 radares da capital sergipana.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da SMTT, os radares localizados na Avenida Beira Mar, nos dois sentidos da via próximo à Embrapa; na avenida Etelvino Alves de Lima, sentido avenida Augusto Franco; e na avenida Tancredo Neves no sentido Rodoviária Nova; ainda não voltaram a emitir atuações desde a fiscalização realizada em outubro. Além disso, a assessoria do órgão informa também que não há previsão de quando os equipamentos voltarão a funcionar nesses locais.
As fiscalizações haviam sido intensificadas após a Ouvidoria do ITPS ter registrado um aumento significativo no número de denúncias. Diversos condutores fizeram contato, alegando que receberam multas indevidas e que desconfiavam de mau funcionamento dos radares.
Vale lembrar que em decorrência do laudo obtido pelo ITPS no dia 8 de outubro, todas as multas emitidas por esses radares contando a partir do dia 27 de setembro do ano passado foram anuladas.
Para que os radares reprovados pelo ITPS voltem a operar, deve ser realizada uma manutenção dos equipamentos (responsabilidade da empresa permissionária). Logo após, os radares devem passar pela verificação após reparo, procedimento agendado pela empresa junto ao ITPS para que sejam novamente aprovados.
Foto: Ascom/ITPS