Lançamento

O novo SUV da Volkswagen se chamará Nivus e já roda em testes no Brasil

Um dos principais lançamentos da Volkswagen para este ano, o Nivus já roda em testes pelo país. O modelo foi flagrado enquanto rodava pelas ruas de São Paulo (SP) por Renato Maia, do site Falando de Carro, o que indica que, apesar da camuflagem, o novo SUV da Volkswagen já está em fase avançada de desenvolvimento.

Nivus roda sob disfarce e será um pouco maior que o VW (um dos rivais, ao lado dele na foto)

Usando a mesma plataforma do Polo, o Nivus – cujo primeiro nome cogitado era T-Sport – chega para ficar abaixo do T-Cross que usa a plataforma do Virtus (um pouco maior que a do Polo, com 2,65 m de entre-eixos contra 2,56 m do hatch). A ideia da fabricante alemã é que o Nivus seja uma opção de entrada na linha de SUVs da marca, que hoje tem, além do T-Cross, o Tiguan. Com isto, o Nivus deverá custar entre R$ 75 mil e R$ 90 mil. Portanto, abaixo da faixa de preço do T-Cross.

Site russo já fez projeções do novo SUV compacto

Apesar do modelo ser desenvolvido no Brasil, terá importância global para a marca, que deverá vende-lo na Europa já no ano que vem. Prova dessa importância é que o site russo Kolesa.ru criou algumas projeções de como deverá ser o novo SUV. Logo de cara se percebe que ele terá carroceria cupê, algo inédito no segmento de SUVs compactos no Brasil, e que até então só foi visto em modelos maiores e mais caros, como os BMW X4 e X6 e o Mercedes GLC. Os concorrentes, são os SUVs compactos do porte do Nissan Kicks ou do Honda WR-V.

Carroceria terá formato cupê, algo inédito entre os SUVs compactos no Brasil

Em termos de motor, o Nivus deverá usar duas versões do mesmo 1.0 turbo que hoje equipa Up! TSI, Polo, Virtus e T-Cross. A expectativa é que, tal qual ocorre com os modelos citados, ele tenha duas especificações de potência diferentes (o Up! TSI tem 101/105 cv e 16,8 kgfm de torque, enquanto Polo e Virtus possuem 116/128 cv e 20,4 kgfm de torque, sendo que ambos possuem o mesmo motor). Junto a esse propulsor, deverá vir um câmbio automático ou manual, sempre de seis marchas.

Modelo já roda em testes sob camuflagem, indicando estágios mais avançados de desenvolvimento

Em termos de equipamentos, o esperado é que o Nivus tenha itens vistos em Polo e Virtus, como faróis full LED e painel totalmente digital nas versões mais caras.

Com informações do site Motor1

Fotos Renato Maia/Falando de Carro

Projeções do site Kolesa.ru

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *