Mais de 10 fabricantes não participarão do Salão do Automóvel 2020
O Salão do Automóvel de 2020 tem tido uma série de baixas nas fabricantes que apresentariam modelos. Nos últimos dias, GM, Toyota e, mais recentemente, Mitsubishi, Suzuki e Hyundai já informaram que não colocarão estandes no evento, que ocorre a cada dois anos, sempre durante o segundo semestre. No total, 12 fabricantes já informaram que não participarão. Além das citadas, há também BMW, Chevrolet, Citroën, JAC Motors, Jaguar, Land Rover, Lexus, Mini, Peugeot, Toyota e Volvo.
Cada marca alega seus motivos. No caso da Hyundai, a empresa afirma que “A estratégia global da Hyundai vem valorizando, desde o ano passado, eventos com formatos diferenciados e foco maior no ser humano, proporcionando um engajamento mais exclusivo com seus clientes e públicos interessados. Avaliamos bastante a situação aqui no Brasil e decidimos substituir a participação no Salão do Automóvel por outras atividades mais exclusivas ao longo do ano”.
A Chevrolet, por sua vez, disse estar utilizando mais as mídias digitais: “A nossa estratégia de vendas e marketing é baseada na experiência do cliente. A Chevrolet quer ser relevante para o cliente em todos os momentos e por meio de todos os canais escolhidos por ele. E a jornada de relacionamento do consumidor com a nossa marca vem se mostrando cada vez mais digital. Prova disso é que cerca de 32% das nossas vendas de varejo iniciam-se no ambiente digital. Temos 93% da rede de concessionários integrada em uma plataforma única na internet, que conta com o estoque de cada concessionária, de veículos novos e seminovos. Isso tudo gerou mais de R$ 3 bilhões em vendas em 2019. Assim, a estratégia é focarmos cada vez menos em formatos analógicos e apostarmos mais em plataformas digitais e customizáveis, sempre tendo o cliente como o centro de tudo o que fazemos”, declarou em nota.
Por enquanto, o rol de fabricantes confirmadas para o evento conta com Fiat-Chrysler, Ford, Nissan, Renault e Volkswagen. No entanto, é cedo para falar que não haverá salão. Primeiro porque três das fabricantes confirmadas (Fiat-Chrysler, Volkswagen e Ford), juntas, representam mais de 40% do mercado brasileiro, depois porque já houve uma edição do Salão sem nenhuma fabricante nacional presente. Se deu em 1986, quando a Anfavea e a Alcântara Machado (criadora do evento) não chegaram a um acordo sobre os custos, tendo sido apresentados somente carros importados. E, vale lembrar, ainda falta a confirmação de Audi, Caoa Chery, Ferrari, Honda, Hyundai Caoa, Lamborghini, Maserati, Porsche, Rolls-Royce e Subaru, o que pode dar volume e movimentação ao evento.
Com informações dos sites Motor1 e Terra