Notícias

Funcionários da CAOA Chery entram em greve

Após a demissão de 59 funcionários da planta de Jacareí (SP) e encerramento da produção de motores, a CAOA Chery passa por um problema: os funcionários do Sindicato de Metalúrgicos de São José dos Campos e Região estão em greve, deflagrada na quinta-feira, 19, como forma de protesto justamente pelas demissões ocorridas há poucos dias. A entidade fala que a paralisação é total.

A planta tinha 540 funcionários, e as demissões representaram uma redução de 11% no quadro total de empregados, que desfalcaram os setores de produção e administrativo. Com isso, como dito acima, os motores não serão mais feitos nacionalmente, vindo importados da China.

Produção na planta de Jacareí não contará mais com construção de motores. Demissões recentes serão discutidas nesta sexta-feira

A reivindicação do sindicato é pela reintegração dos trabalhadores estabilidade no emprego, manutenção dos direitos e licença remunerada para todos. Ainda nesta quinta-feira, afirma o sindicato, a direção da montadora deve receber representantes dos funcionários para discussão da pauta de reivindicações. O resultado será apresentado em assembleia na sexta-feira (20).

Em nota, a CAOA Chery  diz que decidiu pelas dispensas em função da “situação econômica do Brasil neste início de ano, agravada pela recente disparada do dólar”, que “gerou uma grande e inesperada queda nas vendas do setor”.

O texto diz ainda que “esta medida tem por objetivo reequilibrar a operação da empresa no País e resistir ao cenário econômico atual e previsto para os próximos meses. Além de permitir a manutenção dos demais empregos na região, que serão fundamentais para o lançamento de um novo produto previsto para o primeiro semestre deste ano”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *