Mercedes e General Motors são as primeiras fabricantes a interromper produção no Brasil
As primeiras fabricantes com plantas no Brasil anunciaram paralisação nas atividades por causa do coronavírus. Tratam-se de Mercedes-Benz e General Motors, que concederão férias coletivas até o fim deste mês, justamente como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus.
A Mercedes-Benz tem fábricas em São Bernardo do Campo e Iracemápolis (SP), e Juiz de Fora (MG). Os funcionários das três unidades entrarão em férias por 20 dias a partir de 30 de março até 19 de abril. A empresa, porém, concederá folgas ainda nos dias 25, 26 e 27 deste mês e no dia 20 de abril, que serão debitadas do banco de horas. O retorno ao trabalho está previsto para o dia 22 do mês que vem. Ainda assim, “dependendo da situação do País”, alerta em nota a montadora.
A GM, por sua vez, suspenderá temporariamente as atividades nas plantas de São Caetano do Sul e São José dos Campo (SP), Joinville (SC) e Gravataí (RS) no dia 30. A previsão é de retomar a produção de automóveis, comerciais leves e motores somente no dia 12 de abril. O sindicato dos metalúrgicos de São José dos Campo e Região, a montadora emitiu comunicado nesta quarta-feira (18), informando “que haverá férias parciais e setoriais”. Em São José dos Campos a empresa conta com cerca de 3,8 mil funcionários.