Quando vale a pena abastecer com etanol?
Carro flex no Brasil hoje é quase que obrigatório. Poucos modelos atualmente não dão ao motorista a possibilidade de optar entre gasolina ou etanol na hora de abastecer. Mas a escolha por um ou pelo outro passa por um cálculo para decidir se é vantajoso ou não usar o derivado da cana ao invés do tradicional combustível fóssil.
O álcool teve um aumento na preferência, inclusive: de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o combustível chegou a fechar 2019 com alta de 11,5% nas bombas. No entanto, apresentou pequena elevação nos preços nos últimos dias, algo percebido inclusive nos postos na capital sergipana.
Para saber, no entanto, se o etanol compensa mais, deve-se fazer um cálculo simples: multiplicar o preço da gasolina por 0,7. Se o valor for igual ou inferior ao do etanol, este compensa mais. Por exemplo, se num posto onde a gasolina estiver a R$ 4,50, o etanol estiver a R$ 3,15 ou menos, vale a pena a segunda opção. Claro, vale lembrar que o consumo do carro quando abastecido com etanol é cerca de 30% maior, Por esse motivo, só vale a pena usar etanol quando a diferença no preço supera percentualmente o gasto extra de combustível. Dessa forma, é importante observar a diferença de consumo e concluir se compensa ou não o uso do combustível vegetal no tanque do carro.