Nissan X-Trail voltará para o Brasil, com design mais arrojado
Você se lembra do Nissan X-Trail? O crossover da marca nipônica foi vendido no Brasil até meados de 2010, com linhas discretas e não teve sucessor, mas isso está para mudar. A nova geração está a caminho do país, com direito a um estilo bem mais arrojado (já na quarta geração) e oferta de motores híbridos. E os rivais na alça de mira são Volkswagen Tiguan, Toyota RAV4, Jeep Compass e Chevrolet Equinox.
O modelo está com o projeto em fase avançada, inclusive havendo imagens de patente que foram divulgadas no Brasil pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foi com base nelas que o pessoal do Kolesa.ru elaborou as projeções desta página, adiantando com precisão diversos detalhes do novo design. Ele será construído sob a nova plataforma modular CMF-C/D e terá a mais recente identidade visual da Nissan para SUVs, ou seja, dianteira agressiva com com conjunto de faróis divididos em dois andares e ampla grade cromada em formato de V, ao estilo do que foi mostrado na nova geração do Juke e no conceito Xmotion. São esperadas medidas na casa dos 4,69 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,73 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O espaço interno continuará sendo um dos principais destaques positivos do SUV, assim como a oferta de versões de 5 ou 7 lugares.
Como dito, o modelo deverá ter propulsão híbrida. No caso a e-Power, que combinará um motor elétrico com um propulsor a combustão que funcionará como gerador. Rumores dizem que terá 136 cv e 32,6 kgfm de torque máximo. Outra informação especulada diz respeito às médias de consumo: cerca de 23 km/litro conforme o ciclo de testes do governo japonês, o que superaria os 22 km/litro do X-Trail Hybrid vendido atualmente lá fora. Os motores tradicionais devem ser um 2.5 aspirado, 1.3 turbo ou 1.7 turbodiesel. Um dos trunfos do modelo será o sistema de condução semiautônoma ProPILOT 2.0, o mesmo utilizado pelo novo Nissan Skyline, que permite que o piloto conduza o veículo sem ter que mexer no volante, agindo só em interseções, com em algum obstáculo ou em saídas da estrada.
Com informações do site Motor1
Projeção do site Kolesa.ru, e imagens de patente do INPE