Lançamento

Nova Fiat Strada aparece em oficial; vendas começam no segundo semestre

Depois de mais de um mês e meio de especulações e alguns teasers, enfim a nova geração da Fiat Strada foi apresentada em oficial para a imprensa, além de a própria marca disponibilizar um site oficial apenas para ela. A nova picape, segue tendo importância estratégia para a Fiat, e não podia se esperar menos: além de ser um dos veículos de maior vendagem da marca, lidera com folga o segmento de comerciais leves, seguida pela irmã maior Toro – de quem ela puxou não só o design, como os nomes das versões.

Tanto de frente quanto de traseira, é inegável a semelhança da Strada com a Toro

Assim como a Toro fez (e, em breve, colocaremos aqui um test-drive da versão Ultra), a Strada quer roubar clientes de outros segmentos, como os donos de hatches e sedãs compactos. Para isso se vale de recursos inéditos em seu segmento, como as quatro portas, além da cabine dupla que ela mesma inaugurou na geração passada. A oferta de versões, claro, continua extensa, englobando versões de cabine simples e dupla, e com os motores 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm nas versões mais simples e o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm nas mais completas (com câmbio manual de cinco marchas em ambas), como dissemos em matérias anteriores aqui no Garagem SE. Algo também dito e que está confirmado é que a Strada antiga segue como opção para vendas diretas, apenas com motor 1.4 e na versão Working. Assim deve ser até 2022, quando a exigência do controle de estabilidade entrará em vigor.

O item, inclusive, vem de série na nova Strada, junto com o bloqueio eletrônico de diferencial, o que elimina o sistema Locker, presente na geração anterior nas versões Adventure. A direção nas 1.3 é elétrica (hidráulica nas 1.4), e a central multimídia da FCA, com tela capacitiva de 7″, traz um recurso até então somente visto em carros mais caros: conexões Apple Carplay e Android Auto via Bluetooth, que elimina a necessidade de cabo. Na versão de topo Volcano, a nova Strada ainda vem de série com faróis de LED.

Entre a oferta de versões, há também a cabine simples

No assunto trabalho, são 650 kg para a cabine dupla e 720 kg para a cabine simples, com volume de 844 litros na primeira e 1.354 litros na segunda. Já o comprimento do caçamba é de 1,71 metros na simples e 1,17 m na dupla. A tampa ganhou um amortecimento que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. E, caso seja necessária a travessia em terrenos acidentados, ela tem a altura em relação ao solo de 23,2 cm, o que garante um ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus no caso da cabine dupla.

Interior tem características de vários Fiat, e tem na central multimídia o maior destaque

O lançamento seria este mês, mas foi adiado para o segundo semestre, o que não impediu que a imprensa especializada a conhecesse, como o pessoa do Motor1 fez. Os preços ainda não foram divulgados, mas especula-se que fiquem entre R$ 60 mil e R$ 85 mil. Confira abaixo a lista de versões com o pacote de itens e o preço estimado de cada uma.

Strada Endurance 1.4 cabine simples e dupla: controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15″ com calotas. Preços estimados: R$ 65.000 (cab. simples) e R$ 70.000 (cab. dupla)    

Strada Freedom 1.3 cabine simples e dupla: Endurance + direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15″, alça para o passageiro, display digital de 3,5″ para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus. Preços estimados: R$ 75.000 (cab. simples) e R$ 85.000 (cab. dupla)

Strada Volcano 1.3 cabine dupla: Freedom + vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7″, duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15″ com pneus de uso misto. Preço estimado: R$ 85.000 (cab. dupla).

Com informações do Motor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *