Novo Kicks é apresentado em oficial e chega em 2021 no Brasil
Agora é oficial: depois de diversos flagras e alguns teasers, enfim o novo Nissan Kicks é mostrado por inteiro, revelando em oficial as novas linhas. Como havíamos dito antes, ele foi revelado no mercado tailandês, incluindo a nova versão híbrida e-Power, sendo o terceiro modelo da marca com ela. E quem quer vê-lo no mercado nacional, saiba que ele chega ano que vem, com a versão híbrida esperada para 2022.
No visual, não chega a ser uma surpresa uma vez que já tivemos flagras, mas agora é possível ver o modelo sem disfarces e em imagens de boa qualidade, que mostram a nova grade frontal, consideravelmente maior do que a anterior (que ainda tem a borda cromada, mas agora a contorna até encostar nos faróis) e com uma evolução do estilo V-Motion. Ela agora se aproxima bastante da borda do para-choque e encosta nos faróis, que também foram redesenhados de forma a ficarem mais finos. As luzes usam lâmpadas de LED e um sistema de iluminação diurna na parte superior, tal qual nas lanternas traseiras. O para-choque redesenhado conta com uma entrada de ar bem menor, enquanto as luzes de neblina agora são redondas e ficam em uma área com acabamento vertical. Assim como foi visto nos flagras, as rodas são as de 17 polegadas do Leaf, e na traseira, o para-choque foi redesenhado, com acabamento na cor do veículo e uma linha em plástico preto fazendo a divisão com a tampa do porta-malas.
Por dentro as mudanças foram um pouco mais sutis que por fora. O estilo da cabine é o mesmo, sem grandes alterações. Ela recebeu uma nova versão da central multimídia de 8”, chamada Nissan Connect, com mais aplicativos. O painel de instrumentos ainda conta com uma tela TFT de 7” para o computador de bordo e agora recebeu algumas novas funções atreladas ao sistema híbrido, como o medidor de eficiência energética. No caso da versão e-Power, ela traz uma nova alavanca de câmbio, um seletor de modo de condução e o botão de partida foi posicionado no console central, em frente à transmissão. Já nos equipamentos, o Kicks ficou mais recheado, ganhando câmera de 360° alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e controle de cruzeiro adaptativo, além de seis airbags.
Eletrificando
O destaque maior, claro, fica por conta da motorização híbrida e-Power. Ela é composta por um motor elétrico de 129 cv e 26,5 kgfm de torque para mover o veículo, usando a energia do conjunto de baterias de 1,5 kWh. Para recarregar as baterias, entra em ação o motor 1.2 de três cilindros e 79 cv, usando exclusivamente como gerador. Na Tailândia fala-se em 23,4 km/l de consumo e emitindo 100 g/km de CO2. Ainda não foi dito nada a respeito de motorizações aspiradas, mas uma possibilidade é que ele receba o 1.6 que virá no novo Versa, ou, na melhor das hipóteses (e se aproveitando da aliança com a Renault), ele pode vir com um 1.3 turbo de 156 cv, de origem Mercedes-Benz. Este propulsor passou a ser oferecido na versão indiana do Kicks, que usa a plataforma do Duster e, como o motor será usado por aqui tanto no Duster quanto no Captur, poderia ajudar a Aliança Renault-Nissan em ganhos de volume.
No Brasil, como dito, a vinda era esperada para o fim desse ano, durante o Salão do Automóvel, mas com a não-execução do evento, ele vem apenas em 2021 (Já fabricado na planta carioca de Resende), com a versão híbrida em testes, chegando em 2022.