Primeiros caminhões a gás produzidos no Brasil são entregues pela Scania
Considerado como um momento histórico pela marca, a Scania entregou os primeiros quatro caminhões movidos a gás vendidos e produzidos no Brasil.
Os veículos, dois modelos R 410 6×2 na frota da Jomed e outros dois na da RN Express, farão viagens entre o São Paulo e Rio de Janeiro para atender às demandas logísticas da fabricante de cosméticos L’Oréal. Com as primeiras entregas provenientes de vendas efetivas, o diretor de comercial da montadora, Silvio Munhoz, acredita que o mercado brasileiro já está maduro para a alternativa tecnológica.
“O caminhão a gás também é uma realidade sustentável para o transporte brasileiro. Dentre as opções que se discute para o futuro, o gás é o que melhor atende necessidades técnicas e econômicas”.
Na programação da Scania há 23 unidades para entregar. Embora comprometida com alternativa a gás, a Scania reconhece os desafios que ainda tem pela frente para consolidar o caminhão no mercado transportador, especialmente no que diz respeito à infraestrutura e oferta do combustível nos postos de serviço.
“Nosso papel também é o de unir a cadeia. Colocar na mesma página fornecedores, distribuidores e rede”, aponta Munhoz. “Temos sinais de engajamento de distribuidores de gás em cada um dos estados. É preciso agora acelerar a instalação de equipamento adequado para o abastecimento de caminhões nas bombas, hoje ainda voltado para atender o automóvel”.
A Scania conta atualmente uma frota de 4 mil caminhões movidos a gás em atividade no mundo.
Fonte: Auto Industria
Foto: Divulgação