Volvo participa da renovação da frota de Santiago com mais 200 ônibus
A cidade Santiago, no Chile, está passando por uma renovação da sua frota de ônibus. Por isso, fez uma parceria com a Volvo. A empresa vendeu 200 chassis articulados B8RLE para a Subus, operador chileno responsável pelo transporte de 600 mil usuários por dia.
A entrega dos veículos começou ano passado, quando 120 unidades foram disponibilizadas no segundo semestre.
“Temos tradição no fornecimento de ônibus e soluções inovadoras para o Chile desde o início da integração do sistema, quando se decidiu melhorar a qualidade e ampliar a capacidade de transporte da capital”, lembra Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.
Os chassis, do tipo piso baixo, têm capacidade para 180 passageiros, motor traseiro com tecnologia Euro 6, conforme exige a legislação local, e serão produzidos na Suécia. As carrocerias ficarão por conta da operação colombiana da Marcopolo, localizada em Cartagena.
Os ônibus atuarão na chamada RED, Rede Metropolitana de Mobilidade, nome que substitui o antigo Transantiago em função do desenvolvimento de um novo modelo, no qual integra ônibus, metrô e trens com pagamento de uma única tarifa pelo período de duas horas. Todos os dias, em torno de 6,2 milhões acessam o sistema.
Dotado de amplo pacote de recursos, o chassi B8RLE articulado traz sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Management) e I-Coaching, um treinador virtual de motoristas no painel. Se ativado, o gestor ainda pode contar com controle automático de velocidade, dispositivo que por meio do GPS permite programar o limite de velocidade em determinados trechos, por exemplo de altos índices de acidentes, independentemente da ação do motorista.
Fonte: AutoIndustria
Foto: Divulgação