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Consumidores mudam hábitos e passam a comprar carros pela Internet

Todo mercado sergipano passa por um momento muito difícil, a Covid-19 forçou o fechamento das concessionárias durante algumas semanas e consequentemente a venda passou a ser 100% online. Do atendimento pelo WhatsApp até o financiamento, tudo – hoje – pode ser feito também pelo telefone. O GARAGEM SERGIPE conversou com Marco Sena, gerente de vendas da Samam Fiat, para falar a respeito de como o consumidor de veículos novos vem se comportando diante da pandemia. Leia entrevista a seguir.

GARAGEM SERGIPE – Com a mudança de hábito causada pela Covid-19, mesmo com a abertura das lojas físicas, é uma tendência o cliente migrar para a compra online?

Marco Sena – Já passamos por algumas crises, mas essa realmente é uma crise diferente, já que as concessionárias precisaram fechar as portas e, claro, todos nós ficamos assustados porque não sabemos até quando essa pandemia vai durar. Começamos a perceber que tínhamos que fazer alguma ação diferenciada ou estaríamos fadados ao insucesso. A forma mais eficaz, hoje, é através do digital e estamos usando todas as ferramentas. Facebook, Instagram, WhatsApp, site. O próprio consumidor começou a entender que para a aquisição do carro tem que ser pelo método online, alguns clientes gostam do contato, de olhar o carro na concessionária, mas parte do público, com certeza, fará compras online a partir de agora.

GS- O Grupo Samam já vendia carros pelas plataformas digitais?

MS – Já tínhamos um trabalho forte, mas a taxa de conversão não era tão alta quanto agora.  O cliente está se adaptando ao novo processo de compra, não só no segmento automotivo mas em todas áreas, o delivery de alimentos cresceu, o delivery de supermercados cresceu. Enfim, estamos em um novo cenário. Hoje o público sabe que pode ser atendido 100% online.

GS– Caso o cliente queira fazer a compra 100% online, como é o procedimento?

MS – O cliente entrando em contato com um dos nossos consultores por meio do zap, vai ter acesso a tudo que precisar, desde orçamento até a assinatura do contrato, a tecnologia permite que o consumidor assine os termos de contrato pelo celular. Um atendimento que vai durar menos de 20 minutos porque nossa equipe está full time, está ligada o tempo todo, para atender bem o cliente e tirar todas as dúvidas. Nós também fazemos a entrega do veículo.

GS– Mas se o cliente quiser dar o carro seminovo como entrada, como acontece a avaliação?

MS – Nesse caso não estamos sentindo dificuldade porque já fazíamos este serviço, o cliente pode enviar fotos específicas do carro (o consultor explica a posição das fotos) e já fazemos a avaliação do veículo.

GS – O momento é interessante para a compra de um carro zero, já que algumas montadoras aumentaram os preços, a exemplo da GM que reajustou os preços em 4%?

MS – O dólar realmente influência em tudo e com a alta da moeda os valores sobem, inclusive no preço da matéria-prima do veículo e esse valor acaba sendo repassado para o consumidor. Porém, o momento é favorável para compra por causa das facilidades para aquisição. Hoje, as concessionárias oferecem taxa zero, preço de nota fiscal e em caso de financiamento, a primeira parcela só em 2021.

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