Corolla Cross tem mais um flagra e projeções divulgadas
Corolla Cross? Muitos leitores quando lerem este nome, certamente pensarão que é alguma versão aventureira do pacato sedã da Toyota, mas não, é um novo modelo que pega emprestado o nome do campeão de vendas da marca japonesa, e deve dar as caras no Brasil em 2021. O futuro lançamento está em testes avançados na Tailândia, onde a nova frente foi flagrada, ainda sob disfarces. A traseira apareceu numa foto dentro da própria fábrica, que “denuncia” que ele tem muito de RAV 4 quando visto por trás.
A frente, mesmo com toda a cobertura plástica e outras capas comuns em veículos em teste, mostra que o modelo terá identidade própria, com a linha superior da grade mais alta que a linha dos faróis, o que pretende dar uma aparência mais imponente ao SUV. Mas o nome Corolla faz jus não só por empréstimo: as motorizações serão herdadas do sedã. Em comum aos dois também há a plataforma TNGA, e, segundo informações vazadas da Tailândia (que deverá ser um dos principais mercados do modelo), ele deverá medir o mesmo entre-eixos do Corolla (2,70 m), porém será mais curto (4,460 m) e alto (1,615 m).
E a esta altura muita gente pode estar se pergutando: como será o modelo final. De posse das imagens que apareceram até agora, o designer digital Jonathan Machado, da página CARWP no Instagram, fez as projeções mais fiéis até o momento – pelo menos até que a dianteira apareça sem as coberturas. Na traseira ele usou o que já foi mostrado, e, na dianteira, as linhas são próprias, com elementos do Raize japonês e do Yaris Cross europeu, com destaque para a grade em forma de trapézio.
O novo Corolla Cross é um produto que a Toyota está investindo pesado no lançamento: será o novo SUV médio global da marca, e se posicionando abaixo do RAV4 em diversos mercados, inclusive o brasileiro. O modelo já tem produção confirmada para a fábrica de Sorocaba (SP), que recebeu investimentos da ordem de R$ 1 bilhão para fazer este novo SUV a partir de 2021. No mercado nacional, seu principal rival deverá ser o Jeep Compass. A lista de itens, segundo a mídia do país asiático, englobará uma nova central multimídia com tela de 9” compatível com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de liga leve de 17” (18” nas versões mais caras), ar-condicionado automático, faróis em LED com projetor, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, abertura do porta-malas por comando elétrico e gestos, controle de cruzeiro adaptativo e câmera 360°, entre outros recursos.