Primeiro ônibus elétrico articulado do Brasil está em fase de produção
A BYD e a Prefeitura de São José dos Campos se juntaram para começar a mudar o sistema de transporte da cidade do Vale do Paraíba. De acordo com o contrato, 12 ônibus elétricos articulados devem ser entregues até outubro do ano que vem.
Uma foto do chassi do veículo, o primeiro nacional da categoria, foi divulgada. O chassi D11B tem 22 metros de comprimento e quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 cv cada e nominal de 148 cv. A energia vem de baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) que asseguram, segundo a BYD, 250 Km de autonomia. O recarregamento integral demanda, em média, 3 horas em estação dedicada.
O chassi tem coluna de direção regulável, regulagem de altura, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral. A primeira unidade já está sendo encarroçada para posterior homologação.
Marcello Von Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD, entende que é crescente a percepção das vantagens dos ônibus elétricos em corredores expressos: “As cidades estão percebendo a importância de adotar os ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala”.
Fotos: BYD