Serviços da SMTT podem ser realizados via internet
A partir desta terça-feira, dia 30, parte dos serviços ofertados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estará disponível para o cidadão através da plataforma AjuInteligente, criada pela Prefeitura de Aracaju para estabelecer uma comunicação remota, transparente e eficiente.
Com a pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social, o atendimento da SMTT ao público está suspenso e todos os prazos estão sendo prorrogados até que o atendimento presencial seja restabelecido. Entretanto, para atender as demandas da população, agora, o cidadão pode realizar os seguintes procedimentos de maneira online e gratuita através do AjuInteligente (ajuinteligente.aracaju.se.gov.br ou aracaju.se.gov.br): indicação de real condutor, defesa de autuação, recurso a Jari, ressarcimentos.
“Com a necessidade do distanciamento e isolamento social, estamos nos adequando e agilizando a implementação de serviços, através do Ajuinteligente, para atender o cidadão de maneira moderna, rápida e segura. Após a pandemia, esse serviço online continuará disponível, o que facilitará a vida de quem precisa realizar algum serviço que antes só podia ser resolvido presencialmente. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, por dia, o Atendimento da SMTT estava recebendo em média 160 pessoas e mais de 90% da demanda presencial era para os serviços que, agora, estarão disponíveis na plataforma digital”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.
Ele afirma ainda que, mesmo com a plataforma digital, os prazos continuarão prorrogados. “Estamos disponibilizando os serviços online, mas os prazos dos procedimentos continuarão sendo prorrogados até o atendimento presencial na sede da SMTT retornar. A ferramenta é para agilizar os processos e dar mais comodidade à população”, destaca.
Ajuinteligente
Para iniciar o processo, é preciso fazer um cadastro simples no Ajuinteligente e seguir o passo a passo da plataforma. Após a realização do procedimento, é gerado, instantaneamente, um número de protocolo e o cidadão pode acompanhar o andamento do processo pelo site da SMTT na aba ‘Consultas SMTT’. O site é o smttaju.com.br. O prazo para a validação da solicitação feita pelo cidadão é de cinco dias.
“Depois que a solicitação for feita no site, vamos analisar as informações e documentações que foram enviadas pelo cidadão para ver se tudo está de acordo com as normas estabelecidas, e em até cinco dias daremos a validação da solicitação. Depois desse prazo, estando tudo correto com a documentação, o procedimento feito pelo cidadão seguirá no trâmite”, conta o superintendente.
Renato ressalta que a ferramenta projetada é simples, direta e de fácil entendimento. “A plataforma é bem explicativa e fizemos questão de deixá-la simples para que o cidadão consiga fazer os procedimentos tranquilamente. Basta só acessar o AjuInteligente, ler com calma os tópicos e seguir as orientações”, completa. Dúvidas podem ser esclarecidas através do telefone 3179-1406 ou na aba “Dúvidas”, na própria plataforma digital AjuInteligente.