DUAS RODAS

Custo-benefício: conheça os modelos mais eficientes e econômicos

Se ter uma moto ou carro já era um sonho para muita gente, com uma pandemia de alto índice de contaminação, tornou-se uma alternativa para quem não quer encarar as aglomerações dos transportes públicos coletivos.  E se você está pensando em comprar uma moto, dá uma lida nessa lista que traz os melhores custos-benefícios:

HONDA POP 110i – R$ 6.706
A moto zero-quilômetro mais barata da nossa lista custa menos de R$ 7 mil – por isso também é uma das mais vendidas do país . Seus objetivos são claros: ser econômica, ter manutenção de baixo custo e, ainda assim, ser resistente e confortável.

Os freios CBS (sistema combinado de frenagem para as rodas dianteira e traseira) oferecem segurança e há garantia de três anos. A Pop 110i pode rodar até 55 km/l, porém, seu tanque é o menor entre as opções listadas, comportando apenas 4,2 litros. Isso lhe confere uma autonomia de até 231 km. O motor de 7,9 cv tem desempenho razoável e fornece agilidade à moto especialmente no uso urbano.

DAFRA HORIZON 150 – R$ 9.950
O modelo é equipado com um eficiente motor de 12,8 cv  capaz de rodar até 30 km/l na média combinada entre cidade e estrada, oferecendo uma boa autonomia de até 420 km.

Ela também tem boa ergonomia por oferecer um posicionamento confortável para os braços, além de ter pedaleiras largas e avançadas e banco espaçoso. O curso da suspensão traseira, entretanto, é pequeno e pode deixar o piloto mais cansado. Entre os equipamentos, destaque para os freios CBS, lanterna de LED, rodas de liga leve e painel que combina mostradores analógicos e digitais. Uma desvantagem é que sua garantia é de apenas um ano, enquanto algumas concorrentes chegam a oferecer até três anos de cobertura.

YAMAHA FACTOR 125i – R$ 10.350
Entre as vantagens da Yamaha Factor 125i está o baixo consumo para uma moto de sua categoria, de 41,5 km/l, o que lhe confere uma boa autonomia – ela chega a rodar mais de 650 km com um tanque de gasolina. Além disso, por ser bicombustível, o motorista pode escolher o combustível que mais lhe convém.

O modelo tem ainda painel 100% digital com iluminação branca de LED que mostra indicador de marchas, conta-giros, relógio, hodômetro parcial e indicador Eco, que informa a maneira mais econômica de pilotagem. O banco é largo e anatômico e o design traz lanternas bipartidas, cobertura hexagonal e bagageiro. Há ainda freios UBS, que funcionam da mesma maneira que os CBS. Para quem procura um estilo mais encorpado e esportivo, a Factor 125i é uma escolha racional, que oferece agilidade no trânsito e baixo custo de rodagem.

HAOJUE LINDY 125 – R$ 8.390
Entre os scooters, o chinês Lindy 125 pertence à marca Haojue, trazida ao Brasil pelo mesmo grupo que importa as tradicionais motos da Suzuki. O modelo tem tamanho mais enxuto, com posição de pilotar sentada para oferecer mais conforto.

Lentes transparentes, uma prática alça para pendurar bolsas, tomada 12V e pintura de ótima qualidade se destacam entre os seus atributos. O espaço sob o banco é generoso e há ainda um bauleto traseiro, que também é de série, com 26 litros de capacidade – o suficiente para armazenar um capacete fechado.

Com potência de 8,4 cv e 0,9 kgfm de torque, a entrega de força é feita de forma linear e sem solavancos graças ao câmbio CVT. É um veículo para uma condução mais dócil — inclusive porque suas rodinhas de 10 polegadas são bem vulneráveis a buracos. O Lindy é leve, ágil, prático, silencioso e bonitinho. E o preço é competitivo.

HONDA ELITE 125 – R$ 9.101
Lançado no fim de 2018, o modelo traz o sistema de frenagem combinada CBS, faróis de LED e painel com tela de LCD que conta com velocímetro digital, conta-giros analógico, hodômetros total e parcial, além medidor do nível de combustível e relógio.

Também há um amplo porta-objeto atrás do escudo frontal que traz um gancho para sacolas e mochilas. O assoalho plano ajuda a transportar cargas com facilidade é oferece bom apoio aos pés do piloto. Entretanto, as rodas são pequenas (com 12 polegadas na dianteira e 10 na traseira). Isso indica que o scooter tem vocação bem urbana, a despeito da aversão das rodas pequenas pelos buracos.

YAMAHA NEO 125 UBS – R$ 9.800
Com seu tamanho compacto e somente 96 kg, mas com motor espertinho, o Neo 125 oferece agilidade no trânsito. O guidão compacto e baixo auxilia em manobras de baixa velocidade e o assento generoso ajuda a não cansar fácil.

Já o porta-objetos de 14 litros permite levar somente um capacete aberto, por exemplo. Suave, o câmbio CVT tem bom entrosamento com o motor de funcionamento macio. Apesar de o desempenho não causar grandes emoções, o 1 kgfm de torque a 7.000 rpm é suficiente para acelerar o scooter da imobilidade aos 70 km/h com rapidez surpreendente. As frenagens são competentes graças aos freios combinados UBS.

Fonte: Auto Esporte

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