DUAS RODAS

Dia do Ciclista é celebrado

Alguns pedalam por esporte, outros usam as bikes a trabalho; há os que também andam nas suas bicicletas para locomoção. Independentemente da finalidade, traz muitos benefícios à saúde, à mobilidade nas cidades e também ao meio ambiente. A todos que fazem das ‘magrelas’ suas companheiras no dia a dia, O GaragemSE deseja um feliz Dia do Ciclista neste 19 de agosto. Aos homenageados de hoje, desejamos que os trajetos percorridos sejam sempre em segurança.

A situação das ciclovias em Aracaju tem sido alvo de muitas críticas. Problemas na estrutura, como buracos e desnivelamento, prejudicam ciclistas. Que a data de hoje sirva de lembrete para o poder público colocar as necessidades deles como prioridade e ajudar a proteger vidas.

Sobre a data
Em novembro de 2017 foi sancionada a Lei 13.508/2017, instituindo o 19 de agosto como o Dia Nacional do Ciclista. O texto teve origem no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 76/2017, de iniciativa do então deputado Lúcio Vale (PR-PA), com a intenção de promover a paz no trânsito, o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável.

O dia escolhido para comemorar é uma homenagem ao ciclista Pedro Davison, que morreu no dia 19 de agosto de 2006, ao ser atropelado enquanto pedalava na faixa central do Eixão Sul, em Brasília. Ao justificar o texto, Lúcio Vale relembrou a importância do convívio harmônico entre motoristas, ciclistas e pedestres. O deputado também ressaltou que a ONG Rodas da Paz, criada pelos pais de Davison, propôs a data, além de movimentar diversos setores da sociedade na luta contra a violência no trânsito.

Fonte: Agência Senado
Foto: A Tarde/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *