Notícias

Mercado de usados reage e volta ao patamar pré-pandemia

Segmento de seminovos e usados mostra poder de reação e respira mais aliviado após retração causada pelo avanço do coronavírus. Na segunda semana de agosto, foram registradas 60.024 transferências por dia, número 7,1% superior ao da semana anterior e bem próximo ao patamar pré-pandemia.

Na primeira quinzena de março, por exemplo, as vendas diárias atingiram 60,9 mil veículos. Essa reação do mercado anima o setor, que define patamar alcançado agora como “novo normal” e fala em novo desafio: a falta de veículos para comercialização.

Os dados do mercado são atualizados semanalmente pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) e confirmam a previsão de normalização em agosto feita pela entidade. O levantamento contempla todos os segmentos, incluindo leves, pesados e motocicletas.

“Com a diminuição da velocidade da propagação do vírus em vários Estados, além do relaxamento da quarentena em diferentes setores da economia, as perspectivas continuam otimistas”, revela Ilídio dos Santos, presidente da entidade que representa o segmento de lojistas multimarcas.

Ainda segundo o executivo, o uso de ferramentas digitais foi fundamental para reverter o quadro e acelerar a recuperação. Para se ter ideia, em abril a queda nas vendas chegou a 83%. Apesar da retomada, a Fenauto alerta para um novo problema. “O desafio agora a ser enfrentado é a falta de veículos no mercado para atender a demanda”, afirma Ilídio dos Santos.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *