Notícias

Veículos elétricos: GM anuncia 30 lançamentos até 2025

A General Motors (GM) revela planejamento de lançar 30 modelos totalmente elétricos no mundo até 2025. Investimentos da empresa para alcançar essa meta serão de 27 bilhões de dólares. Anúncio foi feito pela presidente e CEO da General Motors, Mary Barra, e Doug Parks, vice-presidente executivo de Desenvolvimento Global de Produto, Compras e Cadeia de Abastecimento.

Segundo eles, mais da metade dos investimentos de capital e equipe de desenvolvimento de produtos da GM serão dedicados a programas de veículos elétricos e autônomos nos próximos anos. E as marcas Cadillac, GMC, Chevrolet e Buick estarão representadas, com EVs em todas as faixas de preço, com autonomia de 724 km com a bateria Ultium.

 “A mudança climática é real e queremos fazer parte da solução colocando todos em um veículo elétrico”, disse Barra. “Estamos fazendo a transição para um portfólio totalmente elétrico em um momento de pujança, com foco no crescimento. Podemos acelerar nossos planos para EV porque estamos construindo rapidamente uma vantagem competitiva em baterias, software, integração de veículos, fabricação e experiência do cliente”, explica Barra.

Empresa acelera investimentos
Os avanços da engenharia aumentaram o alcance máximo estimado pela GM anteriormente de veículos baseados na tecnologia Ultium de baterias, de 643 para 724 quilômetros com carga total. Além disso, a química da bateria Ultium de segunda geração da GM é projetada para fornecer o dobro da densidade de energia com menos da metade do custo da química de hoje. A GM já está testando o protótipo desta tecnologia de nova geração, que deve estar disponível em meados desta década.

Espera-se que a tecnologia Ultium, apoiada por centenas de patentes concedidas e pedidos de patentes pendentes, aproxime os EVs da paridade de preço com veículos a combustão. Ambos lançamentos GMC HUMMER EV e Cadillac LYRIQ foram acelerados, junto com outros veículos a serem revelados posteriormente.

Vale ressaltar que a marca continua a explorar o licenciamento de terceiros para sua arquitetura Ultium EV, baterias e sistemas de propulsão, junto com sua tecnologia de célula de combustível Hydrotec desenvolvida com a Honda.

Para colocar tudo isso em prática e cumprir os prazos, a GM está contratando 3.000 engenheiros de sistema elétrico, software de infoentretenimento e controles, além de desenvolvedores para Java, Android, iOS e outras plataformas.

A meta da GM, em colaboração com seus concessionários, é alavancar suas vendas e capacidade de serviço e inovações acionadas por software para fornecer uma experiência excepcional ao cliente para fãs de EV e, também, para novos clientes de EV.

“Os tempos de desenvolvimento de EV da GM estão se acelerando e os custos diminuindo rapidamente, então esperamos que nossos programas Ultium EV sejam lucrativos desde a primeira geração”, disse Parks.

“Não é apenas o custo e o desempenho de nossos componentes EV inovadores que nos darão uma vantagem competitiva em uma indústria em rápida mudança, mas como os integramos a outros sistemas avançados como o Super Cruise, a arquitetura elétrica da nossa Vehicle Intelligence Platform e outras tecnologias pioneiras em nosso portfólio tradicional.”

No próximo ano, a GM já inaugurará um Laboratório de Inovação de Bateria e um Centro de Tecnologia de Fabricação totalmente novos para desenvolver a química de bateria Ultium da nova geração.

Foto: Steve Fecht/GM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *