Operação Finados: PRF/SE contabiliza 15 ocorrências policiais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Sergipe divulgou nesta terça-feira (3) o balanço da Operação Finados 2020, realizada entre a sexta-feira (30) e a segunda-feira (2), nos trechos da BR-101 e BR-235 que cortam o estado. No período, não foram registradas mortes em decorrência de acidentes de trânsito. Nas cinco colisões atendidas pelos agentes, sete pessoas ficaram feridas.
As equipes da PRF flagraram 626 infrações diversas, como ultrapassagens indevidas (45), não uso do capacete (47) e de dispositivos de retenção (40), como cinto de segurança e cadeirinha. No enfrentamento à alcoolemia ao volante, os policiais realizaram 104 testes, sete condutores foram notificados e um foi detido.
Ao todo, foram 1.859 pessoas e 1.616 veículos fiscalizados. Um número significativo de ocorrências policiais (15) marcou os quatro dias de operação, que contabilizou 14 pessoas detidas, recuperação de três armas e de quatro veículos roubados, além de apreensões de pequenas quantidades de dinheiro, droga e munições.
Ações em todo o Brasil
No país, a PRF contou com um efetivo de cerca de 10 mil policias. Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de mais de 128 mil pessoas e 133 mil veículos. E para coibir a perigosa combinação de álcool e direção, os agentes realizaram mais de 6,2 mil testes do etilômetro, os popularmente conhecidos “bafômetros”.
Números
Durante a operação, 646 motoristas foram autuados por alcoolemia ao volante. Quando o assunto é ultrapassagem proibida, não importa qual o veículo; motos, automóveis ou veículos de carga, ao todo, mais de 5,5 mil condutores foram flagrados realizando essa manobra perigosa.
A PRF registrou ainda um total de 858 acidentes nas BRs que cortam o país. Em consequência deles foram registradas 236 ocorrências graves, 1.064 pessoas feridas e 86 mortes durante a operação. Os números não foram comparados com mesmo feriado no ano passado em razão do Dia de Finados ter sido no sábado, sem que houvesse alterações significativas no fluxo de veículos nas estradas.
Criminalidade
Em paralelo às ações preventivas de segurança viária, a PRF deu continuidade ao trabalho de combate ao crime. De 30 de outubro a 02 de novembro, 492 pessoas foram detidas em flagrante pelo cometimento de diversos crimes, entre eles os crimes de trânsito (83).
O total de veículos recuperados foi de 98 só nesse período. Já o narcotráfico teve um prejuízo estimado de mais de R$ 200 milhões, com as apreensões de maconha (1,3 tonelada) e cocaína (1,6 tonelada) feitas pela PRF durante a Operação Finados.
Com informações da PRF
Foto: PRF/SE