Petrobras eleva preços do diesel e da gasolina nas refinarias
A Petrobras informou que já começa a valer a partir desta quarta-feira, 16 de dezembro, o aumento de 4% no preço do diesel e de 3% na gasolina nas suas refinarias. Em dois meses, esta é a 4ª vez que a gasolina sofre alta, enquanto o diesel já registrou elevação três vezes no mesmo período.
A alta programada para hoje ocorrerá após uma redução de 2% no preço da gasolina da Petrobras, anunciada no início do mês. Naquela oportunidade, o diesel ficou estável.
Apesar do aumento, as “arbitragens continuam muito fechadas”, e os preços anunciados seguem abaixo da paridade do mercado internacional, disse o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sergio Araújo, à Reuters.
Segundo ele, atualmente a defasagem média é de 0,06 real por litro para a gasolina e de 0,08 real por litro para o diesel.
A Petrobras defende que seus preços levam em conta a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.
Nesta terça, o petróleo Brent fechou em alta de 0,93%, a 50,76 dólares por barril, ampliando uma sequência de ganhos impulsionada pelo otimismo relacionado à vacinação contra a Covid-19.
Já o dólar recuou 0,77% frente à moeda brasileira, terminando o dia cotado a 5,0873 reais.
Alta nos postos
Nos postos de combustíveis do Brasil, o valor dos combustíveis segue com tendência de alta, embora os repasses dos reajustes da estatal aos consumidores finais não seja imediato, dependendo de uma série de fatores, como margem de distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro.
Um levantamento publicado nesta terça-feira pela empresa de soluções de gestão de frotas ValeCard indicou que o preço médio da gasolina nos postos brasileiros subiu 1,7% na primeira quinzena de dezembro e superou níveis vistos antes da pandemia do coronavírus.
De acordo com a pesquisa, que tem como base o uso do cartão de abastecimento da ValeCard em cerca de 20 mil estabelecimentos credenciados, o preço médio do combustível atingiu 4,709 reais por litro no período, maior nível desde janeiro.
A pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgada às sextas-feiras, também tem apontado para uma elevação nos valores médios do diesel e gasolina.
Fonte: Reuters