Segmento de usados registra alta de 16% em relação a novembro do ano passado
O mercado de veículos usados segue com registro de altas no país. Relatório mensal da Fenabrave mostra bons resultados do segmento. No mês passado, por exemplo, foram comercializados mais de 1,4 milhão de veículos, volume que representou alta de 16% em relação a novembro de 2019 (1,2 milhão de unidades).
Levantamento inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. A Fenabrave aponta alguns fatores que influenciam esse cenário, a exemplo da falta de alguns modelos zero-quilômetro no mercado. A boa oferta de crédito e aumento dos índices de confiança do consumidor também são citados pela entidade.
No comparativo com outubro, que teve 21 dias úteis, há queda de 3,7%. Mas como novembro teve um dia útil a menos, o balanço da média diária de vendas indica estabilidade na passagem mensal, com pequena alta de 1% – 70.601 contra 69.859 unidades –, segundo dados publicados na véspera pela Fenauto, entidade que representa o setor de lojas multimarcas de veículos seminovos e usados.
“Considerando o menor número de dias úteis, o mercado de usados seguiu aquecido em novembro”, comenta o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
No acumulado de janeiro e novembro deste ano, as vendas de usados atingiram 11.164.995 unidades, o que representou retração de 15,8% na comparação com o mesmo período de 2019, quando foram comercializadas 13.265.298 unidades. A queda nesse caso equivale à metade da verificada no mercado de veículos novos, que está na faixa de 30%.
Contém informações do site AutoIndústria.