Notícias

GM e Onix lideram vendas no Brasil em 2020; veja mais destaques do ano

As vendas de automóveis e comerciais leves em 2020 não chegaram a 2 milhões de unidades. Foram 1.949.895 emplacamentos no primeiro ano da pandemia, uma queda de 26,7% em relação a 2019, quando foram licenciadas 2.659.404 unidades, e o pior resultado dos últimos 14 anos.

Apesar da desaceleração do mercado, o resultado total do ano acabou sendo melhor do que o previsto por executivos do setor logo após a chegada da Covid-19 no País, quando as estimativas de queda giravam em torno de 40%.

A recuperação das vendas no segundo semestre deu-se em ritmo mais acelerado do que o projetado pelas montadoras, tanto é que o período foi marcado por falta de alguns modelos nas concessionárias, principalmente os recém-lançados, como a Fiat Strada, e carros de luxo. Dezembro foi o melhor mês do ano, com 231.871 carros e comerciais leves vendidos, crescimento de 8,3% sobre novembro e queda de 8% sobre dezembro de 2019.

É positivo, assim, o fato de o mercado ter encerrado o ano com vendas em um patamar mensal de 200 mil unidades (volume registrado no último trimestre), o que indica que o ritmo de recuperação das vendas deve ser mantido em 2021.

GM é líder mais uma vez

Com 17,4% de participação no mercado interno, a General Motors foi líder de vendas no Brasil pelo quinto ano consecutivo, com 338.590 veículos licenciados no ano passado.

Volkswagen e Fiat aparecem no segundo e terceiro lugares no ranking, ambas vendendo acima das 300 mil unidades. As três grandes somam, juntas, quase um milhão de carros, ou seja, mais da metade das vendas totais de carros e comerciais leves, deixando pouco mais de 45% para todas as outras 37 marcas juntas.

A Hyundai é destaque na quarta posição. Conquistou 8,6% das vendas internas e ficou longe das concorrentes diretas, Ford, Toyota e Renault, que se posicionaram na faixa dos 7 pontos porcentuais de participação.

Jeep, Honda e Nissan completam a lista das dez marcas mais vendidas no Brasil em 2020. Destaque para a Caoa Chery, que saltou do 14º lugar em 2019 para 11º em 2020.

FCA coloca quatro modelos entre os dez mais vendidos
Chevrolet Onix katch manteve, com folga, a liderança entre os dez automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil em 2020. Totalizou 135.369 emplacamentos, quase 50 mil unidades a mais do que o segundo colocado, o Hyundai HB20, que teve 86.507 licenciamentos.

A General Motors teve dois modelos dentre os dez mais vendidos internamente, com o sedã Onix Plus posicionando-se na terceira posição, com total de 83.406 unidades. Com a nova Strada na quarta colocação (80.039 licenciamentos), a Fiat foi a que mais modelos emplacou no ranking dos veículos leves. O Argo ficou em sétimo lugar, com 65.943 licenciamentos, e a Toro em décimo, com 53.981.

A picape média da Fiat é novidade nesse ranking, pois em 2019 havia ficado em 11ª lugar, e a Strada galgou três posições de 2019 para 2020. Considerando o posicionamento do Jeep Renegade na nona posição, com total de 56.866 unidades comercializadas em 2020, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, destacou-se com quatro veículos na lista dos dez com maior demanda interna no ano passado.

Ranking dos carros e comerciais leves mais vendidos de 2020

1 – Chevrolet Onix: 135.369
2 – Hyundai HB20: 86.507
3 – Chevrolet Onix Plus: 83.406
4 – Fiat Strada: 80.039
5 – Volkswagen Gol: 70.948
6 Ford Ka: 67.283
7 – Fiat Argo: 65.943
8 – Volkswagen T-Cross: 60.125
9 – Jeep Renegade: 56.866
10 – Fiat Toro: 53.981

Ranking das dez marcas mais vendidas – volume e participação 

GM: 338.590 – 17,4%
Volkswagen: 327.719 – 16,8%
Fiat: 320.933 – 16,5%
Hyundai: 167.405 – 8,6%
Ford: 139.240 – 7,1%
Toyota: 137.890 – 7,1%%
Renault; 131.625 -6,8%
Jeep: 110.169 – 5,7%
Honda:  84.131 – 4,3%
Nissan: 61.020 – 3,1%

Fonte: AutoIndústria e Agência AutoInforme (ranking das marcas)
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *