Notícias

Roubos e furtos de veículos no Estado têm redução de cerca de 10% em 2020

De acordo com dados  da Divisão de Combate a Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), 3.312 veículos foram roubados ou furtados em todo o estado de Sergipe no ano de 2020. Desse total, 1.326 crimes dessa natureza ocorreram na Grande Aracaju, e 1.686, no interior do estado.

Apesar de ainda ser um número alto, esses dados representam uma redução de cerca de 400 unidades em relação a 2019, quando houve, aproximadamente, 3.700 roubos e furtos de veículos. A queda foi de cerca de 10,5% no comparativo entre esses anos.

Segundo detalhamento da DRFV, a preferência dos criminosos é por motocicletas: 1.917 foram roubadas e 594 foram furtadas no ano passado em Sergipe, totalizando 2.511 veículos duas rodas tirados de seus donos. Aracaju e Itabaiana são as cidades onde mais houve registros de roubos e furtos de motos, com 529 e 435, respectivamente. Já em relação a automóveis, 775 foram levados por assaltantes em 2020: 595 foram roubados, e 180, furtados. Outras categorias de veículos respondem por 26 unidades subtraídas no Estado no ano passado.

Delegado Kássio Viana analisa dados referentes a roubos e furtos de veículos em 2020


Conforme o delegado da DFRV, Kássio Viana, com 421 crimes dessa natureza registrados, 189 na Grande Aracaju e 232 no interior, janeiro foi o pior mês de 2020. “Nós chegamos em agosto e estabilizamos os números num patamar bastante inferior, e isso seguiu até dezembro”, explica o delegado.

Kássio Viana esclarece ainda que houve uma redução significativa a partir do mês de maio, intensificando-se mais em julho e agosto, mantendo esse número menor até o mês de dezembro. Em maio, por exemplo, ocorreram 195 roubos; em junho, 202; em julho, 291; em agosto, 243.

“Apesar das dificuldades, apesar da pandemia, como não paramos de trabalhar, tivemos uma redução significativa no número roubos e furtos de veículos. Se comparar como nós começamos o ano, em janeiro, com dezembro, nós tivemos uma redução de quase 50%”, avalia Kássio Viana.

Recuperação de veículos
Outro dado positivo em relação ao trabalho da DFRV em 2020, aliada a outros órgãos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), refere-se ao quantitativo de veículos recuperados. De acordo com o delegado Kássio Viana, dos 3.312 veículos roubados ou furtados em todo o estado, 49% foram recuperados no ano passado. Ou seja, 1.632 foram devolvidos aos seus proprietários. Isso representa acréscimo de 3% nas recuperações em relação a 2019,  quando 46% foram tirados das mãos de criminosos.
 
O delegado da DFRV detalha esses dados. Chama atenção, inclusive, o número de carros que foram recuperados na Grande Aracaju, quase 70%. “Nós tivemos 68% de recuperação, e no interior nós tivemos 32% de recuperação dos carros roubados”, especifica Viana. Em relação às motos, 36% foram recuperadas na Grande Aracaju, enquanto no interior o índice chegou a 64% de recuperação.

Para alcançar esses resultados satisfatórios em 2020, Kássio Viana enaltece ainda os trabalhos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PM), instituições que ele define como parceiras que têm contribuído muito para esse combate a roubos e furtos de veículos em Sergipe.

“Esses órgãos vêm prendendo em flagrante indivíduos com veículos roubados tanto na capital como no interior. Fora o trabalho feito por eles, nós da Polícia Civil (PC) encaminhamos 301 inquéritos policiais para a Justiça, fizemos 181 representações, aí temos buscas e apreensões, interceptação telefônica, prisão preventiva, prisão temporária. Fizemos também 105 prisões”, explica Kássio Viana.

Para este ano, o delegado da DFRV explica que a intenção é melhorar ainda mais os índices citados acima. Para isso, algumas medidas serão tomadas. “Implementaremos outras ferramentas de trabalho. Vamos atuar em situações específicas, que a gente já ia atuar em 2020, mas não foi possível por conta da pandemia. Então, a gente, com novas ferramentas, novos métodos de trabalho, e novas área de atuação na capital e interior, nós vamos conseguir, se Deus quiser, reduzir ainda mais o número de roubos e furtos de veículos”, afirma.

Fotos: SSP





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *