Caminhões de lixo: chorume despejado nas vias causa acidentes
O GaragemSergipe recebeu diversas denúncias de condutores de Aracaju sobre problemas causados por chorume nas vias. E os prejuízos vão além da sujeira e mau cheiro causados por resíduos deixados em ruas e avenidas por caminhões de lixo. O risco de acidentes tem preocupado a população.
Segundo Jorge Aragão, respeitado instrutor de motociclismo do Estado, esse é um problema recorrente e coloca, principalmente, a vida de motociclistas em risco. Mais vulneráveis no trânsito, esse tipo de obstáculo na pista pode fazer condutores perderem controle de seus veículos duas rodas. “Há chorume nas vias em vários pontos da cidade. Isso é um perigo. Esperams que os órgãos competentes tomem as devidas providências”, alerta.
O motorista de aplicativo Rodrigo Moura sabe bem do que Jorge Aragão está falando. Ele se envolveu em um acidente, no dia 18 de janeiro, na Av. Tancredo Neves, por volta das 14h40, justamente por derrapar em sujeira deixada para trás por um caminhão de lixo.
“Eu avistei um motociclista caído e olhei para o lado, para poder desviar, só que eu estava na faixa do meio e havia carros nas duas faixas, e não deu para desviar. Então, acionei o freio e o carro saiu deslizando, e colidi no fundo de um veículo. Pensei que fosse problema no freio. Mas ao abrir a porta, quase caí, porque escorreguei no chorume. Daí vi o que ocasionou o acidente. Foram apenas danos materiais”, relata Rodrigo Moura.
Após os três envolvidos em acidentes retirarem seus veículos da avenida, mais uma pessoa foi vítima dessa suposta falta de manutenção desses veículos que circulam na capital. “Logo em seguida, presenciamos outro motociclista cair por causa desse chorume”, afirma.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) informou que está encaminhando as observações para a empresa prestadora de serviço a fim de que ela tome as providências cabíveis. A empresa reiterou, ainda, que os caminhões coletores de lixo que circulam pelas vias públicas da capital, não só atendem a Prefeitura de Aracaju, mas também a outros municípios.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), quando agentes se deparam com um caminhão de lixo que despeja esses materiais na pista, eles entram em contato com a Emsurb, para que o órgão da PMA tome as providências. A SMTT informou ainda que agentes de trânsito isolam a área quando se deparam com esses resíduos, para evitar acidentes, e aguardam a chegada de equipes da Emsurb para retirá-los da via.