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Carro a R$ 100 mil está muito caro? 15 modelos estão perto de romper essa barreira, e nenhum é de luxo

Basta uma pequena andada em qualquer lugar, levantar o assunto “carro” que duas verdades inevitáveis surgem e se tornam combustível para conversa: a alta do preço da gasolina (algo que falamos de maneira recorrente aqui) e o preço cada vez mais estratosférico dos carros no Brasil. E neste segundo item, há 15 modelos que estão em vias de chegar aos seis dígitos. Sim, quinze carros. E não, nenhum deles é um modelo de luxo.

Antigamente, quando falávamos de um valor R$ 100 mil ou mais, a resposta era clara: ou era um importado, como a trinca germânica de Audi, BMW e Mercedes, ou era um modelo mais caro de uma marca mais conhecida, como o Fusion, da Ford, ou o Camry, da Toyota. Mas essa máxima vem caindo por terra ano a ano. Pior: cada vez mais, modelos mais simples tem se aproximado desse patamar nas suas versões mais completas (e às vezes intermediárias!). E quando falamos “modelos mais simples” nem estamos citando sedãs médios como Corolla e Civic, que já romperam essa barreira faz tempo, estamos falando de SUVs compactos e até hatches ou sedãs compactos do mercado nacional.

Aproximação perigosa

Dando nomes, temos vários SUVs compactos (que hoje são os queridinhos do mercado) como exemplo o Chevrolet Tracker MT (R$ 92.580), o Nissan Kicks S CVT (R$ 98.390), o Citroën Cactus Live (94.490) ou até o EcoSport Freestyle automático (R$ 93.390), da recém-saída Ford. Todos eles estão próximos dos 100 mil.

Mas nem só de SUVs compactos é feita a lista. Carros que, tecnicamente, eram “populares” arranham esse patamar. Haja visto o Peugeot 208 na versão Griffe automática, cotado em R$ 96.990, o Volkswagen Polo Highline a R$ 97.290 ou o Virtus Comfortline, de R$ 91.805. Note que os carros que citamos aqui tem poucos anos de mercado em suas reestilizações ou mesmo são lançamentos, mas nem só os lançamentos estão assim… que tal um Dobló Essence 1.8 Flex manual a R$ 108 mil? Pois é este o preço que a veterana multivan da Fiat tem hoje.

E aí? De quem é a culpa?

Como quase toda situação muito ruim nessa vida, apontar um único culpado não só é complicado como até injusto. Fatores como o Produto Interno Bruto (PIB) nacional despencando, a pandemia da COVID-19 entrando numa fase ainda mais caótica no país, fabricantes com riscos de paralisação das linhas de montagem e uma disparidade de preços dos veículos entre os estados por questões de impostos estão entre os motivos.

E para quem pergunta “qual a saída?”, a resposta é que não há muitas. Se a pessoa deseja um carro novo, é pleitear algum desconto, dar o usado como entrada e buscar um parcelamento. Ou, como alternativa, ir ao mercado de usados, mas esse já é assunto para um outro texto. E você, amigo leitor, o que acha dessa escalada dos preços? Conta aí para a gente!

Confira quais são os modelos:

  • Chevrolet Tracker MT – R$ 92.850
  • Citröen Cactus Live – R$ 94.490
  • Ford EcoSport FreeStyle AT – R$ 93.390
  • Honda City EXL – R$ 96.700
  • Honda Fit EXL – R$ 95.100
  • Hyundai Creta Smart Plus – R$ 96.990
  • Nissan Kicks S CVT – R$ 98.390
  • Nissan Versa Exclusive – R$ 96.690
  • Peugeot 208 Griffe AT – R$ 96.990
  • Peugeot 2008 Allure Pack – R$ 96.990
  • Renault Duster Zen – R$ 92.290
  • Toyota Yaris X Way – R$ 95.920
  • Volkswagem Polo Highline – R$ 97.290
  • Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 94.290
  • Volkswagen Virtus Comfortline – R$ 91.805

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