Notícias

Duster recebe nota zero em testes de impacto; Renault se defende

Em recente avaliação de segurança do Latin NCAP, o Programa de Avaliações de Veículos Novos para América Latina e Caribe, o Renault Duster saiu dos testes de impacto sem nota. SUV não recebeu nenhuma estrela dentre as cinco possíveis no resultado.

A versão avaliada do Duster foi a básica, que possui dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC). Segundo a entidade, a partir dos testes de impacto, o SUV obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança e 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas.

A Latin NCAP destacou que o Renault produzido no Brasil e exportado para mercado da América Latina não oferece airbags laterais e proteção lateral de cabeça, ao contrário do modelo vendido na Europa. Entidade identificou também que no impacto frontal, o modelo apresentou estrutura instável e perda de combustível. No impacto lateral, foi detectada a abertura da porta. Diante desses resultados, órgão recomenda realização de recall.

A Renault se defende. Confira nota abaixo:
“O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.

Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.

É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.

A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *