Honda lança o novo Accord Híbrido no Brasil
A Honda do Brasil inicia as vendas do novo Accord Híbrido, o primeiro modelo da marca com a inovadora tecnologia e:HEV híbrida de dois motores elétricos. O sedã de luxo, que é um dos três carros híbridos que a Honda planeja lançar no Brasil até 2023, está disponível em versão única e preço sugerido é de R$ 299.900,00. Marca destaca aprimoração na tecnologia, sofisticação e segurança do veículo
Mais sofisticado, tecnológico e seguro
O novo Accord Híbrido mantém no design externo os elementos vencedores da décima geração, como as proporções premium, com entre-eixos longo, uma frente marcante e uma cabine elegante e deslocada para a parte traseira da carroceria, que tem porte largo e curvas dinâmicas.
Externamente, o modelo traz mudanças que o deixaram ainda mais sofisticado, elegante e moderno. A ousada e imponente dianteira, com linhas bem definidas e faróis full-LED, ganha novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal e que abriga os também novos faróis de neblina em LED. Também traz o emblema H frontal com detalhes em azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.
Complementado pelas laterais profundamente esculpidas da carroceria, todo o perfil dianteiro reforça o comprimento visual. As inéditas rodas de liga leve de 17 polegadas, com acabamento escurecido, trazem ainda mais sofisticação e porte ao modelo.
Na traseira, o desenho refinado do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa do porta-malas, o logo e:HEV identifica a versão híbrida, assim como o emblema H com detalhes em azul.
Internamente, o Accord mantém toda a sofisticação e tecnologia reconhecidas do sedã flagship da marca. Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios. Além disso, o carregador por indução no console central é de alta potência, com 15 Watts, proporcionando mais comodidade aos ocupantes.
Ainda neste aspecto, os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV, bem como uma nova grafia para os botões no volante, tornando mais prática a operação.
Mecânica
O modelo apresenta três modos principais de operação. Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorrerá apenas por meio do motor de tração elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre eles é se o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação.
Como complemento, a Honda possui um terceiro modo, exclusivo da marca, o Engine Drive, que faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
A operação do sistema é simples e busca maximizar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é utilizado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, sendo acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive complementa o funcionamento eficiente do sistema e:HEV e opera entre essas duas condições.
Outro diferencial do sistema é a interação com o motorista. Os modos de condução Sport e ECON alteram a aceleração (quando o acelerador é pressionado) e também a desaceleração (quando o motorista tira o pé do acelerador). A intensidade da força de desaceleração também pode ser regulada em quatro estágios por meio de dois comandos próximos ao volante.
O sistema pode ser utilizado como aumento do freio motor quando, por exemplo, houver um carro à frente, em trechos sinuosos, em redução de semáforo ou mesmo em descidas. Em todas as desacelerações (com ou sem acionamento do pedal do freio), as baterias são carregadas por meio de um sistema regenerativo, capaz de converter energia cinética em energia elétrica.
Com isso, o Accord Híbrido consegue alcançar alta eficiência energética de 1,20 MJ/km, com consumo de 17,6 km/l na cidade e 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
Segurança
Para esse novo modelo, o Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor, foi aprimorado. Ele traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem um funcionamento ainda mais preciso e intuitivo.
O Honda SENSING, pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, é um item padrão que inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão -, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa – e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão involuntária de pista.
Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags frontais, airbags de cortina, airbags laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.
Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de utilização do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor indicando que algo pode ter sido esquecido na parte traseira.
Com informações da Honda