Corredor Hermes Fontes: condutores que circulam nas faixas de ônibus já podem ser multados
Há cerca de um mês, o Garagem Sergipe produziu uma matéria sobre o trânsito no Corredor Hermes Fontes, alvo de críticas e dúvidas de condutores. No período, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou ao portal que fiscalização e multas para quem transitar pela faixa esquerda, cujas placas indicam serem exclusivas para ônibus, teriam início quando fosse concluída a instalação de todos os novos abrigos de ônibus no corredor.
Embora essas estruturas não estejam totalmente implantadas, nesta quarta, 22 de setembro, a SMTT informou ao Garagem que condutores que não seguirem o que indicam as placas no corredor já estão sujeitos a penalidades. “Os corredores de mobilidade, assim como as demais vias públicas da cidade, estão devidamente sinalizados, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e essas sinalizações devem ser respeitadas por todos os condutores”, explica o órgão.
“Quem transita em faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, está passível a receber uma infração gravíssima, como regulamenta o CTB, no valor de R$ 293,40 e 7 pontos na CNH”, reitera.
O problema é que trânsito no local ainda está confuso – condutores parecem seguir o inverso do que indicam as sinalizações. Os ônibus ainda trafegam com mais frequência à direita da via – já que abrigos em uso ainda são os antigos. E há veículos de todos os tipos transitando na faixa destinada ao transporte coletivo.
Mas isso deve melhorar em breve. De acordo com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dos 24 abrigos previstos para o Corredor Hermes Fontes, 20 já foram instalados. “A previsão é de que todos estarão concluídos na primeira quinzena de outubro”, revela a assessoria da Emurb.
Conscientização
Diante de tantas questões envolvendo o tráfego pelo novo corredor da capital, a SMTT afirma que está preparando ações educativas direcionadas especificamente aos corredores, principalmente ao Hermes Fontes, de modo a reforçar junto à população a orientação quanto ao uso da faixa exclusiva e das lombofaixas, implantadas para garantir mais segurança ao fluxo de passageiros nessas vias.
Fotos: Arthur Soares