ID.Life: Volkswagen apresenta conceito de carro elétrico popular
No início desta semana, a Volkswagen apresentou o inédito conceito ID.Life no Salão Internacional do Automóvel, na Alemanha. Com lançamento previsto para 2025, crossover compacto será carro elétrico popular com foco no público jovem. Ele custará aproximadamente 20 mil euros no mercado europeu (R$ 124 mil no câmbio atual). Apesar de o valor ser considerado alto para o mercado brasileiro, a ideia é o que o modelo seja mais acessível para o maior número de pessoas.
Para atingir o público jovem, o carro conceito combina sustentabilidade e digitalização com uma utilização extremamente flexível: o ID. LIFE pode tornar-se um minicinema ou uma central de jogos, por exemplo, ou ser simplesmente usado para relaxar ao ar livre.
O veículo vem com um console de videogame e um projetor, assim como uma tela de projeção que se estende a partir do painel quando necessário. Outros dispositivos podem ser conectados conforme for preciso na tomada interna de 230 volts e 16 ampères.
O design dos bancos, também, é extremamente flexível. Todos os assentos podem ser completamente dobrados. Isso permite uma gama de diferentes usos, desde assentos para cinema, uma cama com dois metros de comprimento e até uma versão de carga maximizando o volume para bagagem.
A marca também foi generosa na mecânica do veículo. Com seu motor de 172 kW (234 CV), o ID. LIFE acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto sua bateria de alta voltagem de 57 kWh possibilita uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros (WLTP).
“O ID. LIFE é nossa visão para uma próxima geração da mobilidade urbana totalmente elétrica. O carro conceito dá uma antevisão de um modelo ID. do segmento dos carros pequenos que vamos lançar em 2025, com preço em torno de 20 mil euros. Isso significa que estamos tornando a mobilidade elétrica acessível para ainda mais gente”, afirma Ralf Brandstätter, CEO da marca Volkswagen.
“Ao criar o ID. LIFE, focamos consistentemente nas necessidades dos clientes mais jovens. Acreditamos que, ainda mais do que hoje, o carro do futuro terá tudo a ver com o estilo de vida e a expressão pessoal. Os clientes de amanhã não vão querer simplesmente ir de A para B: eles estarão muito mais interessados nas experiências ue um carro pode oferecer. O ID. LIFE é nossa resposta para isso.”
Design enxuto
Elementos decorativos e peças adicionais foram eliminados, assim como quaisquer combinações complexas de materiais. A divisão horizontal entre a carroceria, superfícies de vidro e o teto também contribui para a aparência purista do carro. Um teto individualizado e removível feito de um tecido com câmaras de ar incorporadas dá ao ID. LIFE uma sensação de ar livre, reduzindo ao mesmo tempo o peso do veículo.
Motor elétrico movimenta as rodas dianteiras
O ID. LIFE se baseia numa versão menor da matriz modula elétrica da Volkswagen (MEB), desenvolvida especificamente para o segmento dos carros pequenos. Esta é a primeira vez que um veículo baseado na MEB tem tração dianteira. Com seu motor de 172 kW (234 CV), o ID. LIFE acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, enquanto sua bateria de alta voltagem de 57 kWh possibilita uma autonomia de aproximadamente 400 quilômetros (WLTP).
Materiais naturais e reciclados
O caráter sustentável do ID. LIFE se reflete especialmente na escolha dos materiais e acabamento da pintura. Na camada transparente da carroceria, fragmentos de madeira são usados como agente colorizador, juntamente com um endurecedor com base biológica. O tecido com câmaras de ar do teto e a cobertura dianteira são feitos integralmente de garrafas PET recicladas. No interior, a madeira no painel e nas laterais do banco traseiro é combinada com ArtVelours Eco nas superfícies dos bancos e acabamento das portas. Óleo biológico, borracha natural e casca de arroz são alguns dos materiais que servem de base para os pneus do ID. LIFE.
Conceito inovador de operação digital
Os espelhos interno e exteriores são substituídos por câmeras e um display. As funções de condução essenciais são controladas através de um painel de toque no volante hexagonal com a parte superior aberta, e um smartphone pode ser integrado ao sistema operacional. Dispositivos pessoais, sejam smartphones ou tablets, podem ser usados para operar o sistema de navegação, por exemplo. Música, filmes e jogos armazenados no dispositivo podem ser usados diretamente no ID. LIFE, com as imagens exibidas na tela de projeção.
A estratégia ACCELERATE
A expansão da família ID. para o segmento dos carros pequenos com preços a partir de 20 mil euros é outro passo fundamental rumo à mobilidade totalmente elétrica. Até 2030, a Volkswagen quer aumentar a participação dos modelos totalmente elétricos nas vendas totais na Europa para pelo menos 70% e na América do Norte e China para pelo menos 50%.