Mais de 10 milhões de veículos usados já foram negociados este ano
Com o mercado de veículos 0 km afetado pela falta de peças e estoque reduzido, negociação de usados ganha espaço no mercado. Balanço divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), nesta quinta, 9, envolvendo todas as categorias automotivas (automóveis, comerciais leves, pesados e motocicletas) confirma isso.
No acumulado entre janeiro e agosto de 2021, as transações de usados já somam 10.234.046 unidades, um crescimento de 48,22% sobre o mesmo período de 2020. Apenas em agosto, o volume chegou a 1.439.113 veículos que tiveram troca de titularidade.
Nos segmentos de automóveis e comerciais leves, a cada veículo novo comercializado, 6,8 usados foram negociados em agosto, no maior pico registrado pelo mercado nacional, desde 2004, quando teve início a série histórica de veículos usados pela Federação.
“A baixa disponibilidade de veículos novos segue como o grande desafio do Setor da Distribuição Automotiva, e a oferta de usados surge como alternativa para suprir esse mercado. Desde 2004, nunca havíamos superado a barreira de seis veículos automóveis e comerciais leves usados vendidos a cada novo emplacado em um mês. Em 2021, superamos este número em julho (6,5 usados a cada novo vendido) e agora, também, em agosto (6,8 usados a cada novo comercializado)”, analisa Alarico Assumpção Júnior, Presidente da Fenabrave.
Assumpção Júnior ainda detalha que os modelos com até 3 anos de fabricação representaram 12,75% do volume comercializado em agosto, e 11,27% do total de automóveis e comerciais leves comercializados no acumulado.
Com informações da Fenabrave.