População pede melhorias na sinalização da Av. Alexandre Alcino
A população do Bairro Santa Maria, em Aracaju, denuncia problemas de sinalização da Av. Alexandre Alcino em boa parte de sua extensão, desde trecho que se inicia no cruzamento com a Av. Juarez Dantas (em frente ao GBarbosa). A partir desse ponto, de fato, é possível constatar que as sinalizações horizontais estão apagadas e precisam de nova pintura, a exemplo de faixas de pedestres, demarcação de quebra-molas e linhas de eixo e de borda.
Para viabilizar um trânsito mais organizado e seguro para todos – pedestres e condutores –, comunidade cobra pintura desses itens fundamentais, além de implantação de mais sinalizações na avenida, como placas e semáforos.
“A avenida carece de sinalização. Faltam placas, muitos quebra-molas estão com pinturas apagadas; onde tem escola e comércio, não tem faixas de pedestres. E segue desse jeito até o final de linha da Ponta da Asa. Pedimos o apoio da Prefeitura de Aracaju melhorar o trânsito na localidade”, comenta o líder comunitário Edjan do Santa Maria.
Cruzamento perigoso: Juarez Dantas com Alexandre Alcino
Onde tem cruzamentos, a situação é mais caótica. E moradores relatam que a sinalização inadequada tem influenciado no índice de acidentes. Um exemplo disso ocorre entre a Alexandre Alcino e a Avenida Juarez Dantas, onde fluxo de veículos é intenso.
O vendedor ambulante João Celestino comercializa seus produtos há um ano em frente a esse cruzamento. Ele afirma que ocorrências por lá são constantes e que, para melhorar esse quadro, é preciso instalar semáforos e reforçar sinalizações. “Acontece direto acidente. Inclusive, já presenciei uma pessoa morrer atropelada por um carro aqui. É muito perigoso, entre 16h30 e 18h, para atravessar a rua é um sacrifício”, diz.
Maria Neide também trabalha em frente ao local. Ela relata que acidentes envolvendo bicicletas, motocicletas e até carroças são os mais presenciados. “Esse quebra-molas que tem, sem pintura, não resolve de nada. E faixas de pedestres nem dá mais para ver. Pra resolver esse problema daqui, só um semáforo mesmo”, frisa a vendedora ambulante, também destacando os riscos que pedestres correm nesse cruzamento em frente ao GBarbosa.
SMTT
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que o trabalho de sinalização de trânsito é realizado diariamente na capital, conforme programação, e a avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, será incluída na programação para reforço na sinalização. O órgão também destaca que a ação de vândalos tem sido um entrave para o trânsito na capital. “Lamentavelmente, as placas de sinalização tem sido alvo constante de vandalismo e furto, prejudicando o trânsito em vários pontos da cidade”.