Mais de 3.000 metros de cabos de semáforos foram furtados este ano
A quantidade de furtos de cabos de semáforos tem causado prejuízos ao erário e à mobilidade urbana na capital. De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), somente este ano, mais de 3.000 metros desses cabos já foram furtados. Apenas no último fim de semana, a SMTT registrou o furto de cabos em seis cruzamentos de Aracaju, totalizando 200 metros do material.
Diante da ousadia persistente dos criminosos, O órgão municipal destaca que tem atuado em parceria com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) para inibir essa prática ilegal, tanto que pessoas já foram presas em flagrante tentando furtar cabos de semáforos. “A SMTT também tem reforçado com concreto as caixas controladoras dos equipamentos para dificultar a sua abertura”, afirma.
Ocorrências
No domingo (14), a equipe semafórica da SMTT foi acionada devido aos semáforos inoperantes no cruzamento das avenidas Pedro Calazans e 7 de Setembro. “No local, a equipe constatou que cerca de 60 metros de cabos haviam sido furtados. No mesmo dia, outra ocorrência da mesma natureza foi registrada no semáforo da avenida Otoniel Dória e também no cruzamento da avenida Antônio Cabral com Simeão Sobral, onde foram furtados 100 metros de cabos”, relata o órgão.
Já na sexta-feira (12), conforme a SMTT, mais 50 metros de cabos foram furtados no cruzamento da avenida Desembargador Maynard com as ruas Acre, Sergipe e Bahia. O superintendente da SMTT, Renato Telles, ressalta que essa prática ilegal aumenta os custos de manutenção dos semáforos, devido à reposição dos cabos e aos danos causados no equipamento, além dos prejuízos à mobilidade urbana.
“Quando há furto, o equipamento fica inoperante, gera risco de acidentes de trânsito e traz prejuízos para a mobilidade. Por isso, pedimos a colaboração da população para que denunciem à polícia casos de flagrantes de ações suspeitas nos semáforos”, orienta o superintendente.
A SMTT esclarece ainda que esse não é um problema que atinge somente os equipamentos de trânsito, pois cabos de empresas de telefonia, por exemplo, também são alvo de furtos na capital. Diante disso, “a população também pode ajudar, denunciando essa prática irregular ligando para a Guarda Municipal (153) ou para a Polícia Militar de Sergipe (190)”, ressalta o órgão.
Foto: SMTT