MOBILIDADENotícias

De 2019 até agora, cerca de 9 mil metros de cabos de semáforos já foram furtados na capital

O furto de cabos de semáforos representa um desafio à atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Desde 2019, Edvaldo Nogueira e equipe de governo assistem a número dessas ocorrências crescer ano após ano. Apesar de a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) executar medidas de combate a esse crime contra o patrimônio, bandidos afrontam poder público insistindo na prática.

Ao todo, de 2019 até agora, cerca de 9 mil metros de fios de cobre de equipamentos semafóricos de Aracaju já foram levados por criminosos. Cálculo tem como norte os dados anuais apresentados pela própria SMTT.

Em 2019, mais de 1.300 metros foram furtados, segundo o órgão; em 2020, quantidade mais que dobrou: mais de 3 mil metros; em 2021, ultrapassou os 3.500. Seguindo um ritmo de aumento ainda maior, este ano, até o dia 7 de fevereiro, o órgão municipal informou que mais de mil metros já foram furtados.

De acordo com a SMTT, nos últimos anos, com base em ocorrências registradas pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), houve mais de 40 crimes dessa natureza. E, até o momento, apenas quatro foram presos pela força de segurança do município.

PREJUÍZOS
À medida que os furtos vão ocorrendo, crescem os prejuízos à mobilidade e ao erário. Além dos gastos para e repor os fios de cobre e colocar equipamentos para funcionar, crime eleva os riscos de acidentes e atrapalha o fluxo de veículos nas vias da capital.

A SMTT não detalhou ao Garagem Sergipe quanto já foi desembolsado devido a essas ocorrências na capital de 2019 até agora. Mas informou que em pouco mais de um mês de 2022 já foi investido R$ 8 mil para repor os mais de mil metros que foram subtraídos por marginais. Com base nesse valor e calculando pelo quantitativo de metros levados nesses pouco mais de três anos, pode-se estimar que a atual gestão já teve que direcionar cerca de R$ 70 mil dos seus recursos para repor fiação subtraída.

COMBATE
A frequência desse crime na capital leva a crer que bandidos apostam na impunidade e zombam das estratégias de segurança adotadas pela PMA. Isso é constatado com a ousadia dos grupos criminosos: eles chegam a furtar a fiação de um mesmo equipamento semafórico várias vezes. A SMTT repõe, eles retornam e pegam novamente.

Diante dessa recorrência, a SMTT de Aracaju comunica que já se reuniu com representantes da Guarda Municipal e SSP para relatar os furtos de cabos que vêm acontecendo nos semáforos da capital. “O diálogo com as forças de segurança é constante”, garante. Além disso, caixas controladoras foram reforçadas com concreto para inibir furtos de fiação.

O órgão de trânsito explica ainda como procede diante dessas ocorrências. “Sempre que há furtos, é registrado um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima de onde aconteceu o crime”, relata.

A SMTT informa também que a Guarda Municipal tem acompanhado e monitorado os locais com maior incidência de furtos de cabos dos semáforos, tanto que, recentemente, guardas flagraram um cidadão tentando furtar os cabos de um semáforo localizado na avenida Beira Mar.

A SMTT reforça ainda a importância da somação de esforços de toda a segurança pública para coibir esse crime que prejudica a mobilidade e a segurança do trânsito, e pede a colaboração da população, denunciando às polícias ações suspeitas nos semáforos da capital. Denúncias podem ser feitas pelo 190 (PM) e 153 (GMA) sempre que for contatado um movimento suspeito ao redor dos semáforos.

SSP/SE
A constância desse tipo de crime é, de fato, indício da necessidade de políticas de segurança mais eficientes. Nesse sentido, a Secretaria de Segurança Pública informa que esses casos são investigados pelas Delegacias Metropolitanas. “Vários boletins de ocorrência desse tipo de crime já foram catalogados e ajudam a polícia a mapear locais, horários, dias e perfis dos criminosos”, afirma a SSP.

Secretaria esclarece que essa fiação geralmente é vendida em ferros-velhos. E ações também são realizadas nesses receptadores. Órgão cita apreensões e prisões que foram feitas nesse tipo de estabelecimento em 2021. Ocorrências não foram relacionadas a furto de cabos de semáforos, mas corresponde a locais que eventualmente podem adquirir fiação de cobre de origem ilegal.

“A Polícia Civil conseguiu recuperar, por exemplo, cerca de 1 tonelada de fios furtados de uma estação da Codevasf, em Penedo (AL). O material foi aprendido em Nossa Senhora do Socorro no ano passado”, cita.

Além desse caso, a SSP cita que duas proprietárias de ferros-velhos foram presas em flagrante, em novembro de 2021, em Aracaju. Elas estavam em posse de 18 toneladas de ferro (trilhos de trem) adquiridos ilegalmente. “As duas foram indiciadas por receptação dolosa”, destaca.

De acordo com a SSP, a população pode fazer denúncias sobre o comércio irregular de cobre para o telefone do Disque Denúncia 181, da Polícia Civil.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *