Notícias

Em Sergipe, 600 são beneficiados para tirar a CNH de forma gratuita

Seiscentas pessoas em Sergipe foram classificadas e vão tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com tudo disponibilizado de forma gratuita, como exames médicos, cursos teóricos e a prática da direção veicular, além dos custos para a realização das provas. Elas foram beneficiadas por projeto do Governo do Estado, conhecido como ‘CNH Social’, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em dezembro de 2021.

Seleção foi concorrida: 21.125 inscritos para 600 vagas – 300 para categoria A, e 300, para a B na primeira edição. Mas mesmo com essa disputa acirrada, nem todos os selecionados realizaram a biometria no prazo estabelecido pelo Detran/SE, e sobraram 107 vagas para a categoria A e 82 para a categoria B. Diante disso, foi realizada uma segunda chamada pelo órgão, com base na ordem classificatória.

Até o momento, segundo o Detran, 210 selecionados na categoria A e 240 na categoria B cumpriram a etapa da biometria. Faltam 150 comparecerem.

De acordo com o Detran/SE, por ano, meta é investir pouco mais de R$ 1,6 milhão para que 1.200 pessoas tenham acesso à CNH de forma gratuita. Programação abrange um processo seletivo por semestre.

Para participar , é preciso preencher alguns pré-requisitos exigidos, como ser residente em Sergipe, ter renda familiar de até dois salários-mínimos e ser inscrito no CadÚnico.

Todos que se enquadram nessas exigências podem participar, mas prioridade é para jovens de 18 a 24 anos que não podem arcar com os custos para ter o documento – isso é usado como critério de desempate. Outros, como menor renda ‘per capita’ (renda familiar por pessoa) e maior número de componentes no grupo familiar;” também são acionados quando necessário.

Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *