Julho fecha como o melhor mês em vendas do ano
Mês foi por larga margem o de maior vendagem em 2023, já com reflexos das medidas do governo
As medidas do governo para reduzir os preços dos automóveis nacionais mostraram todo seu efeito no acumulado de julho, onde foi concentrada a maior parte dos emplacamentos e vendas. No total, as vendas alavancaram em 20%, com 215.722 unidade em placadas. Em números mensais, é o melhor desempenho disparado do ano, superando por quase 30 mil carros o índice de março, que foi de 186. 574 unidades.
O presidente da Fenabrave, Maurício Andreta Jr, destaca os números, uma vez que não houve descontos pelos governos estaduais. “Com o aumento das vendas, mesmo com incentivos federais, a arrecadação fiscal também deve ter sido ampliada pelo maior volume de veículos comercializados. Isso vale para o governo federal e mais ainda para os estaduais, que não concederam descontos, e tiveram, portanto, ganho integral na arrecadação do ICMS”.
Briga boa
Entre as fabricantes, foi um julho pra lá de disputado. O acumulado do ano ainda é favorável à Fiat, com 21,85% de participação, porém a Volkswagen está chegando cada vez mais perto. Prova disso são os números do mês que passou, onde a diferença foi bem pequena, com 20,6% para a Fiat e 19,3% para a VW, o que representa 44.407 e 41.602 unidades, respectivamente. A General Motors agora é a 3ª marca mais vendida, com 15,5% de market share no ano.
A Hyundai também surfou na onda dos descontos e obteve o 4º posto entre as mais vendidas, ultrapassando a Toyota no resultado mensal, apesar da marca japonesa ainda ter 10 mil unidades de vantagem no acumulado.
A Renault se valeu do aumento de vendas de diversos modelos que estavam mais esquecidos, como Logan e Oroch, e passou a Jeep. A Honda, por sua vez, por ainda estar com uma linha em renovação, foi ultrapassada pela Nissan e ficou com o oitavo posto.
Nos carros
A surpresa do mês, indiscutivelmente, foi o Volkswagen Polo, que com 16.471 unidades vendidas liderou com folga: mais de 4 mil unidades à frente do Hyundai HB20, segundo colocado com 12.126 veículos. O resultado é favorável ao Polo pois o aproxima da liderança do segmento dos hatchbacks compactos, que ainda é do Chevrolet Onix. O compacto da GM emplacou 10.260 unidades em julho, um resultado que permitiu que o Volkswagen reduzisse a diferença anual para meras 177 unidades.
Não bastasse isso, o Polo ainda pode superar a Fiat Strada no ranking geral, uma vez que ela é a líder nas vendas totais, apesar de estar em outro segmento (dos utilitários leves). A picape compacta ainda tem uma boa margem, contabilizando 60.912 unidades até julho e teve um bom ritmo no mês, quando emplacou 10.386 veículos. O hatch terá que conseguir reduzir esta diferença de 6.719 unidades para superar a Strada.
No total, os descontos do governo auxiliaram a alavancar as vendas de carros que não eram muito lembrados ultimamente. Caso esse do segmento dos sedãs compactos, que o Chevrolet Onix Plus ainda domina com 42.138 unidades vendidas desde janeiro. O Hyundai HB20S emplacou 4.811 unidades, o que foi um aumento de 245% ante junho. O Toyota Yaris Sedan cresceu 93,6%, com 2.505 veículos registrados no mês. O Renault Logan, que alguns já apontavam como aposentado, foi de 473 unidades em junho para 1.923 veículos no mês seguinte, um incremento de 306,6%.