BMW amplia investimentos em Manaus e deve lançar novas motos ainda este ano
A BMW Motorrad está investindo forte no mercado nacional. Depois divulgar um aporte de R$ 50 milhões para a planta de Manaus (AM), que servirá para a vinda de novos modelos e ampliação da linha de montagem, a divisão de motos da marca alemã já informou que parte dessa ampliação já está operando, e que não deve parar por aí.
Segundo o diretor da fábrica, Alex Donatti, trata-se de uma das etapas do processo, cujo objetivo principal, na verdade, é ainda maior. “No total, nossa capacidade de produção aumentará em 33%, isto é, para 20 mil motos e essa ampliação parcial de 13% (15 mil atuais para 17 mil) é um passo nessa direção”. Como parte do investimento, a planta já cresceu e ganhou mais autonomia e sustentabilidade. E março foi inaugurado o prédio 3 da fábrica, aumentando a área de 10.000 m² para 15.000 m². Isso proporcionou a concentração das operações de distribuição de motos para todo o Brasil e gerou um impacto positivo em termos de sustentabilidade, com projeção de queda em torno de 35% nas emissões de CO2, nas contas da empresa.
Tem moto nova chegando
E o aumento na produção também permite a chegada de novos modelos. Dois deles já foram apresentados, sendo a nova F 900 R, bem como a versão reestilizada da esportiva S 1000 RR. Na planta ainda saem as BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure e BMW F 850 GS.
Mas para este ano ainda está prevista a chegada de uma urbana, no caso uma scooter, o que indica a volta da BMW para o segmento. Será a C 400 X, versão aventureira da média que a BMW possui há alguns anos no mercado europeu. Com um motor onocilíndrico de 350 cm3, potência máxima de 34 cv a 7.500rpm e torque máximo de 3,5 kgfm a 5.750rpm, aliado a um câmbio CVT, a nova urbana deve chegar até o final do primeiro semestre no mercado nacional.