Kwid será produzido na Colômbia para abrir espaço para o Renault Kardian
Que a Renault vai trazer um novo SUV Compacto – o Kardian – você já leu por aqui. Mas agora vieram mais novidades. Aparentemente a fabricante já está se movimentando para a produção, tendo confirmado um investimento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 485 milhões) em uma de suas linhas de montagem na Colômbia, onde ela tem operações em parceria com uma empresa local de nome Sofasa.
O valor, claro, tem um objetivo: adaptar o complexo industrial e Envigado, situado naquele país, para possibilitar a produção da plataforma CMF-A, o que indica que o Kwid também virá da unidade colombiana. A ação é um indicativo de que a produção em São José dos Pinhais (PR) ganhará capacidade para a montagem do Kardian sem ter que realizar alterações na fábrica.
Abrindo espaço
Em Sofasa, saem modelos como Sandero, Logan, Duster e Stepway. Não há números de produção, mas estima-se que o Kwid terá a produção somada à dos demais modelos, abastecendo o mercado colombiano e outros 15 da América Latina. Mas vale lembrar que a entrada de produção na Colômbia não tira o hatch da produção nacional.
Quanto ao Kardian, as imagens recentes dão conta de que ele guarda muito do Renault Stepway, em elementos como o desenho dos vidros e portas, mudando alguns vincos. As porções dianteira e traseira, no entanto, têm identidade própria mais de SUV, com elementos como os faróis em duas partes na frente ou as lanternas em “C” como as do Captur europeu na parte de trás.
O motor, como já dito anteriormente, será um 1.0 turbo feito na planta paranaense, que deve chegar futuramente até mesmo em outros modelos, como no “primo” Nissan Kicks. O uso da plataforma modular CMF-B é um indicativo de que se trataria de um modelo novo, enquanto que o interior pode usar muito do Sandero Steepway europeu, uma vez que diversos itens dele já estão no Duster nacional e isso diminuiria o custo de produção e desenvolvimento. Como já dito, a apresentação é mês que vem, mas vendas só em 2024 mesmo.