Notícias

Kwid será produzido na Colômbia para abrir espaço para o Renault Kardian

Que a Renault vai trazer um novo SUV Compacto – o Kardian – você já leu por aqui. Mas agora vieram mais novidades. Aparentemente a fabricante já está se movimentando para a produção, tendo confirmado um investimento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 485 milhões) em uma de suas linhas de montagem na Colômbia, onde ela tem operações em parceria com uma empresa local de nome Sofasa.

O valor, claro, tem um objetivo: adaptar o complexo industrial e Envigado, situado naquele país, para possibilitar a produção da plataforma CMF-A, o que indica que o Kwid também virá da unidade colombiana. A ação é um indicativo de que a produção em São José dos Pinhais (PR) ganhará capacidade para a montagem do Kardian sem ter que realizar alterações na fábrica.

Parte da produção do Kwid (foto) agora deve sair da planta colombiana de Sofasa

Abrindo espaço

Em Sofasa, saem modelos como Sandero, Logan, Duster e Stepway. Não há números de produção, mas estima-se que o Kwid terá a produção somada à dos demais modelos, abastecendo o mercado colombiano e outros 15 da América Latina. Mas vale lembrar que a entrada de produção na Colômbia não tira o hatch da produção nacional.

Quanto ao Kardian, as imagens recentes dão conta de que ele guarda muito do Renault Stepway, em elementos como o desenho dos vidros e portas, mudando alguns vincos. As porções dianteira e traseira, no entanto, têm identidade própria mais de SUV, com elementos como os faróis em duas partes na frente ou as lanternas em “C” como as do Captur europeu na parte de trás.

O motor, como já dito anteriormente, será um 1.0 turbo feito na planta paranaense, que deve chegar futuramente até mesmo em outros modelos, como no “primo” Nissan Kicks. O uso da plataforma modular CMF-B é um indicativo de que se trataria de um modelo novo, enquanto que o interior pode usar muito do Sandero Steepway europeu, uma vez que diversos itens dele já estão no Duster nacional e isso diminuiria o custo de produção e desenvolvimento. Como já dito, a apresentação é mês que vem, mas vendas só em 2024 mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *