Peugeot 208 terá versão 1.0 turbo lançada no dia 14
O estilo hatch compacto da Peugeot enfim vai ganhar uma motorização mais valente para condizer com seu design agressivo. Com data de estreia para o dia 14 de setembro, o Peugeot 208 ganhará um 1.0 turbo para completar a linha 2024, que já tem as versões 1.0 e 1.6, ambas aspiradas.
O novo propulsor deve chegar para equipar as versões Allure e Griffe. Ou seja, será posicionado no topo da gama. Com a nova motorização, o hatch francês fica equiparado aos rivais que também possuem motor turbo, como o Volkswagen Polo, o Hyundai HB20 e o Chevrolet Onix.
Novo modelo, motor conhecido
O “novo coração” do hatch já é conhecido. É o mesmo motor que está no cofre de alguns modelos da Fiat, como o Pulse, sendo uma versão turbo do 1.0 Firefly de três cilindros. Ele desenvolve potência de 130 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm a partir de 1.700 rpm. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas.
A expectativa é de que os números de desempenho sejam incrementados frente ao 1.6, versão mais forte atualmente. Ele entrega 120 cv a 6.000 rpm e 15,7 kgfm a 4.500 rpm. Hoje, o 208 1.6 AT faz 0 a 100 km/h em 12 segundos e alcança 190 km/h. Em termos de consumo, são 7,7 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade, além de 9,1 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na estrada.
Vale destacar que a chegada do 1.0 turbo não mata o 1.6, que deve seguir na linha nas versões intermediárias Active e Roadtrip, sempre com um câmbio automático de 6 marchas. Além disso, as configurações Like e Style seguirão com o 1.0 Firefly de três cilindros, de 75 cv e 10,7 kgfm, neste caso somente com câmbio manual de 5 posições.