A “Toro da Nissan” será produzida na Argentina
Na última quarta-feira a Renault apresentou o conceito Niagara, protótipo de sua próxima picape compacta, que deve sair da unidade de Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina. Mas, apesar dos executivos da Renault terem cautela na hora de informar o projeto, foi a coirmã Nissan que, quatro dias depois, trouxe mais detalhes da picape, informando inclusive que será um projeto conjunto, como acontece com Nissan Frontier e Renault Alaskan.
Quem fez os anúncios foi Ricardo Flammini, novo presidente da Nissan na Argentina. Flammini era executivo da Ford, e está no comando da marca japonesa na Argentina desde fevereiro passado. O furo de reportagem foi dado pela pela jornalista Florencia Lendoiro do portal El Cronista, que obteve as seguintes declarações de Flammini:
* Picape de meia tonelada: “Globalmente, anunciamos um projeto que é uma picape de meia tonelada (a Frontier tem capacidade de carga de uma tonelada). É uma picape a ser produzida em algum momento em Córdoba, embora eu ainda não possa dar uma data ou quantidade”.
* Projeto de exportação: “Já existem concorrentes nesse segmento. Onde eles vendem mais é no Brasil. O mercado de picapes compactas é enorme, maior do que o mercado de picapes médias. Isso nos daria uma enorme fonte de exportação que nos permitiria jogar com o restante da linha. Esse modelo seria exportado muito mais do que o que seria consumido na Argentina. Setenta por cento das exportações desse modelo são do Brasil”.
* Nova linha de produção em Santa Isabel: “Ela não seria feita na mesma linha de produção da Frontier. Seria necessária uma linha diferente, por isso empregará ainda mais pessoas.
A atual picape da Renault no tal “segmento de meia tonelada” hoje é a Oroch, já para a Nissan representaria a entrada neste segmento no Brasil. O esperado é que o conceito Renault Niagara antecipe a estrutura monocoque e a plataforma que serão utilizadas por essas duas novas picapes, que serão produzidas na fábrica de Santa Isabel.