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Um lenda está retornando: Honda Sahara volta ao mercado

Uma das motos mais icônicas da Honda no Brasil dos anos 90 está retornando. A Sahara 2024 foi revelada em novembro do ano passado e as primeiras unidades já estão chegando. Para tal, a marca já apostou na nostalgia com uma campanha publicitária da nova moto, com um vídeo que remete ao passado.

Na peça publicitária, um pai e seu filho conversam sobre lembrança do passado, com o pai relembrando sua NX 350 Sahara original, enquanto o filho pensa em lembranças similares com a nova Sahara 300. Numa história que mostra a vida se repetindo entre pai e filho, o vídeo é embalado pelo clássico Paradise City do Guns n’ Roses.

Nova de verdade

A nova Sahara chega para ocupar o posto que era da XRE 300. Na linha, ela possui três opções diferentes de acabamento, sendo elas Standard, Rally e Adventure, respectivamente por R$ 27.090, R$ 27.690 e R$ 28.650, com valores que não incluem o frete.

Nas imagens é possível perceber que a diferenciação entre as versões ficou também nas cores: a Standard apresenta tonalidade cinza, enquanto a Rally combina vermelho e preto. A Adventure, por sua vez, exibe um cinza com nuances de cobre, além de incorporar um para-brisa mais alto e protetores de motor e carenagem, que são vendidos separadamente como acessórios nas demais variantes.

Em termos de linhas, a Sahara é uma moto quase que totalmente nova na comparação com a XRE 300. Ela tem um visual mais esguio quando vista de frente, lembrando bastante a “irmã maior” Africa Twin. Na parte técnica também há novidades, com um novo chassi, similar ao das motos de off-road da Honda (da linha CRF), consistindo em um quadro de berço semi-duplo de aço.

A capacidade off-road permanece, inclusive com o uso de chassis provenientes das motos off-road da Honda

Na parte de suspensão, o conjunto permanece do mesmo tipo, com garfo telescópico na dianteira e balança de alumínio agora pintados de preto. Os cursos de 245mm na dianteira e 225mm na traseira são iguais, mas a dianteira foi recalibrada e o amortecedor traseiro agora possui ajuste de pré-carga em 7 posições distintas. As rodas continuam com 21” na dianteira e 18” na traseira, mas os pneus agora são da marca alemã Metzeler. Os freios seguem a disco nas duas rodas, sempre com ABS e 256mm de diâmetro na dianteira e 220mm na traseira.

Mais potente

O motor, tem a mesma base do da CB 300F Twister, mas tem algumas diferenças, como a fundição do cabeçote. E no lançamento este motor é um pouco mais potente: são 25,2 cv a 7.500 rpm, e o torque é de 2,74 kgfm a 5.750 rpm. Com gasolina, os valores são 24,8 cv e 2,70 kgfm, respectivamente. O cabeçote de comando duplo (DOHC) foi substituído por comando simples (SOHC). Administrando o conjunto há uma transmissão de seis velocidades, com uma embreagem com assistência deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções mais intensas de marcha.

O tamanho da nova moto é basicamente o mesmo da XRE 300, com 2.193 mm de comprimento, 829 mm de largura, 1.270 mm de altura (com parabrisa baixo) e 1.425 mm de entre-eixos. A altura do assento é de 859 mm, e o vão livre em relação ao solo foi ampliado para 269 mm nas versões Rally e ABS, ou 265 mm na Adventure. A seco ela pesa 147 e 149 kg para as versões mencionadas.

Luzes de LED são comuns para todas as versões da Sahara

Todas as versões saem com ABS de série, bem como iluminação completa por lâmpadas de LED, pisca alerta e um novo painel digital proveniente da Twister. O painel adiciona um conta-giros circular, indicador de marcha e computador de bordo. As versões ABS e Rally são praticamente idênticas, diferenciando-se apenas nas cores, enquanto a Adventure, como dito, traz para-brisa mais alto, protetor de motor e protetor de carenagens, opcionais nas outras.

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