Produção do Renault Kardian é iniciada no Brasil; vendas começam em março
Agora é oficial: o Renault Kardian finalmente deu as caras na linha de montagem. Depois da apresentação e a oferta de pré-venda, o novo SUV compacto da marca francesa começou a ser produzido na planta paranaense de São José dos Pinhais, primeiro local do mundo onde o lançamento será fabricado. As vendas começam no dia 19 de março e outros mercados da América Latina devem ser abastecidos.
O Kardian mede 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos, sendo fruto da plataforma modular CMF-B. A alça de mira dele está apontada para o segmento dos SUVs compactos, como Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, seguindo a mesma lógica deles: a plataforma é compartilhada com a do Sandero europeu, tal qual seus rivais, que se baseiam em Argo e Polo.
Conjunto moderno
O Kardian estreará um motor novo no Brasil, como já dissemos por aqui. Será o 1.0 TCe, de 125 cv er 22,4 kgfm de torque. O propulsor tem 3 cilindros, turbo, injeção direta , sempre conjugado com o câmbio automatizado de dupla embreagem e 6 marchas. A caixa é banhada a óleo e pode ser operada por borboletas atrás do volante no modo manual. É fabricada na China pela Magna (conhecida fornecedora canadense de componentes).
O Kardian chegará em três versões. A de entrada, Evolution, traz faróis em LED, barras no teto pretas, rodas de ferro de 16 polegadas com calotas, 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital, por R$ 112.700.
Acima dele vem a Techno, de R$ 122.990, que acrescenta frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, console elevado com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas com aro de 17 polegadas diamantada e rack de teto com acabamento em prata. Já a de topo Premier complementa com o pacote completo de segurança (ADAS) com controle de velocidade adaptativo, alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera mult-view, sensores de estacionamento frontal e sensor crepuscular (acendimento automático dos faróis), luzes ambiente, carregador de smartphone por indução, rodas de leve 17″ diamantadas escurecidas, antena shark, teto biton e faróis de neblina, custando R$ 132.790.