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Citroën Basalt é o novo SUV-cupê da marca e estreia no fim do ano

A Citroën é a mais nova marca a entrar no segmento dos SUVs-cupês. O Basalt, seu novo concorrente no segmento, foi apresentado oficialmente hoje, fazendo parte da mesma família do C3 hatchback e do C3 Aircross, e será lançado no fim deste ano. O modelo foi apresentado em forma de conceito, com um visual um pouco mais ousado que o dos irmãos.

Apesar de ser um conceito, a fabricante destaca que ele está bem próximo do que será o modelo final de produção, que sairá da planta carioca de Porto Real. Segundo a Citroën ele combinará a robustez de um SUV com a fluidez de um cupê e podemos ver bem isso, por ter um vão livre considerável e seu caimento de teto bem esguio.

Teto tem caimento esguio e linhas terminam num discreto spoiler integrado

O design mistura os dois C3. Do compacto vêm os faróis duplos formando um “X” com a grade superior, usando uma linha iluminada em LED para fazer a ligação com a peça central. A segunda entrada de ar, no meio, tem um formato igual ao do Aircross, porém com uma moldura nas extremidades. Porém há elementos próprios do Basalt, como o para-choque, os faróis de neblina maiores nas pontas e repetindo o estilo da entrada de ar superior, inclusive com os quadrados emoldurados as laterais.

Lateral apresenta portas dianteiras do Aircross, mas do meio para trás é tudo novo

Na lateral é perceptível que as portas dianteiras são herdadas do aircross até pelo mesmo vinco na parte inferior, enquanto a porta traseira é nova por conta do caimento do teto, com uma pequena linha depois da janela (algo que pode ser apenas do conceito). A traseira tem lanternas no mesmo formato que a minivan, porém mais finos e longos. A luz de seta foi reposicionada, agora sendo uma linha na parte inferior do conjunto. A linha do teto desce bem rapidamente, por conta do tamanho do carro, e termina em um pequeno spoiler.

Multinacional

Na Índia, um dos mercados onde o Basalt será vendido, fala-se que ele terá medidas similares às do Aircross, ou seja, por votla de 4,3 m de comprimento e entre-eixos de 2,67 m. Será um meio-termo entre o Volkswagen Nivus (4,26 m e 2,56 m) e o Fiat Fastback (4,42 m e 2,53 m).

Traseira tem lanternas que lembram o Aircross, mas com acabamento visual diferente

A apresentação do Basalt ocorrerá gradativamente e, apesar de não haver fotos do interior, não deve ser muito distante do que vimos no C3 Aircross, a julgar por flagras feitos do carro na Índia. Em termos de equipamentos, também deverá ser similar, tendo painel de instrumentos digital, central multimídia flutuante, mas também terá itens exclusivos. A mídia indiana fala de vidros laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado automático, chave presencial, carregador wireless e controle de cruzeiro.

No Brasil, se beneficiando da parceria da Stellantis, o motor deverá ser o 1.0 turbo de três cilindros feito pela Fiat, entregando os mesmos 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm a 1.700 rpm. Conjugado a ele, uma transmissão automática do tipo CVT, simulando 7 marchas virtuais e, como ficará acima da Aircross, não deverá ter opção manual.

No Brasil ele fica para o fim do ano, como dito no começo do texto, enquanto que na Índia ele deve chegar no terceiro trimestre, uma vez que o país asiático fez parte do desenvolvimento também.

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