DUAS RODASNotícias

Clássicas da BMW a caminho: R 12 deve chegar ao Brasil em setembro

Quem conhece as motos da BMW sabe que a marca alemã tem um portfólio de modelos com estilo mais clássico (a chamada linha Heritage). E um dos mais aguardados dará as caras no mercado nacional ainda este ano: a R 12. Os planos foram confirmados ao site Motor1 pela gerente de produto para a linha R 12 globalmente, Carina Höfler.

E um ocorrido mostra que a clássica está mais próxima, que são as imagens disponibilizadas pelo Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual). A versão registrada é a de visual mais esportivo, sendo que na Europa ainda há a opção de visual mais estradeiro e assento  mais baixo.

Imagem do registro do Inpi já demonstra que a R 12 está a caminho

O modelo mostrado no Inpi deve agradar um nicho de público específico, que gosta de motos com visual clássico, mas desempenho moderno e alta cilindrada. No Velho Continente há configurações além da registrada aqui, como uma estradeira ou mesmo uma Scrambler.

Clássica na motorização, mas moderna 

Obviamente a motorização dela é de dois cilindros contrapostos como manda o figurino, arrefecido a ar, com radiador de óleo e “protegido” por um chassi tubular. São 1.170 cm³. com 95 cv a 6.500 rpm e torque de 11,2 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades e a transmissão final é feita por eixo cardã, como já é tradicional nos motores boxer da BMW.

A clássica mede  2.200 mm de comprimento, 1.110 mm de altura e 1.520 mm de entre-eixos. Seu peso em ordem de marcha declarado é de 227 kg já contando o tanque de combustível de 14 litros. Como é comum em motos do estilo dela, a altura do assento é baixa, ficando a 754 mm do solo. Em termos de suspensão, na dianteira há garfo invertido com bengalas de 45 mm de diâmetro e 90 mm de curso. A traseira conta com balança de braço único e amortecedor com 90 mm de curso. As rodas são aro 19 na dianteira e 16 na traseira, com freios a disco contando com ABS, sendo duplos na dianteira e único na traseira.

De série ela vem na Europa com um painel de instrumentos analógico com velocímetro e conta-giros separados, mas pode-se optar por um conjunto digital com tela de 3,5″. Entre os principais equipamentos de fábrica na Europa, vale citar dois motos de condução, chave presencial, controle de tração e controle de atuação de freio motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *